Cerca de 130 milhões de pessoas no mundo falam alemão como língua materna ou segunda língua. No Brasil, o idioma também é amplamente difundido. Para muitos, porém, o alemão pode ser um desafio. Com o objetivo de despertar o interesse dos brasileiros para o idioma e mostrar a importância dele nas relações internacionais e preparação para oportunidades de trabalho, bem como para facilitar o acesso à cultura, tecnologia, ciência e inovação europeia, diversas cidades no Brasil promovem paralelamente a Semana da Língua Alemã. Neste ano, o evento está sendo realizado de 12 a 20 de junho, de forma online, com apoio das embaixadas da Alemanha, Áustria, Bélgica, Luxemburgo e Suíça.
Em Blumenau, uma extensa programação com cerca de 50 eventos online está sendo promovida durante toda a semana pelas escolas integrantes do Núcleo de Língua Alemã da Acib (Associação Empresarial de Blumenau), em conjunto com os consulados e parceiros culturais dos países que têm como língua mãe o alemão (Alemanha e Áustria).
O coordenador do Núcleo de Língua Alemã da Acib e cônsul honorário da Áustria, Mauro Kirsten, e a vice-coordenadora e cônsul honorária da Alemanha, Susanne Klemz Adam, ressaltam que Blumenau destaca-se pela sua vocação natural para o ensino da língua. Os eventos da programação são voltados para o idioma na atualidade, com viés contemporâneo, focados principalmente nos jovens. “Com a pandemia e a impossibilidade de realizarmos eventos presenciais, assim como em 2020, pudemos ampliar a programação, trazendo palestrantes de fora do Brasil. Nosso objetivo é tratar da importância atual da língua, trazer novidades de outros países e despertar a atenção de pessoas que ainda não estão estudando alemão”, aponta Kirsten.
Segundo Kirsten, há grande oportunidades acadêmicas, culturais e profissionais para quem tem conhecimento do idioma alemão. “Em Blumenau, temos diversos convênios com universidades da Áustria e da Alemanha. Os acadêmicos estudam lá fora e trazem conhecimento para cá. Além de prepararmos profissionais para trabalhar fora do país, estamos ampliando as oportunidades aqui mesmo na região, uma vez que diversas empresas precisam de profissionais que falem alemão no Brasil”, destaca.
As instituições integrantes do Núcleo de Língua Alemã da Acib são, além dos consulados da Alemanha e da Áustria, ICBA, Escola Barão do Rio Branco, Alameda Haus, Sesc Idiomas, Wizard, Furb e Uniasselvi. Este é o quinto ano que Blumenau realiza a Semana da Língua Alemã, sempre se destacando com uma das cidades brasileiras que mais promove eventos durante o período. “Estamos trabalhando para transformar Blumenau em um polo de ensino de língua alemã”, destaca Kirsten.
Seja o primeiro a comentar