Os 200 anos da imigração alemã para o Brasil e 195 em Santa Catarina serão comemorados em sessão especial da Assembleia Legislativa nesta segunda-feira, 16, a partir das 19 horas. Proposta pelo deputado Ivan Naatz (PL), a solenidade reunirá entidades e representantes da comunidade germânica no estado e homenageará as contribuições dos imigrantes e seus descendentes para o desenvolvimento econômico e cultural de Santa Catarina.
“A presença germânica, com seu conhecimento,força de trabalho e tradições, auxiliou na formação da identidade do estado e é marcante na cultura e economia, incluindo nosso potencial turístico”, destaca Naatz . Acrescenta que exemplos disso são cidades como Blumenau, Joinville, Pomerode, Jaraguá do Sul e São Bento do Sul, que carregam a tradição, além do polo industrial do Vale do Itajaí, que impulsiona o desenvolvimento catarinense, bem como as pequenas comunidades como a pioneira São Pedro de Alcântara – considerada como a Capital Catarinense da Colonização Alemã, e São João do Oeste, Capital Catarinense da Língua Alemã.
Além de entidades representativas e prefeituras, as homenagens incluem também personalidades atuais e “in memóriam”, que se destacaram no cenário estadual , nacional e internacional em áreas como artes, ciências, política, esportes, economia e negócios. A sessão especial tem também a parceria e o apoio da Fundação Catarinense de Cultura , que desde o início deste ano criou a Comissão do Bicentenário da Imigração Alemã para realização de diversos eventos comemorativos sobre o tema.
Seja o primeiro a comentar