A Câmara de Vereadores de Blumenau realizou, na noite desta quarta-feira (20), a sétima Sessão Itinerante do ano. A sessão serviu para discutir melhorias na região dos bairros Escola Agrícola, Água Verde, Vila Nova, Itoupava Seca e Victor Konder. O evento reuniu cerca de 130 pessoas e foi realizado na Associação dos Servidores Públicos Municipais de Blumenau.
Estiveram presentes o presidente em exercício da Câmara Municipal, vereador Maurício Goll (PSDB), que presidiu a sessão itinerante na licença do presidente Almir Vieira (PP), ausente por desempenhar missão oficial. Também estiveram presentes o primeiro secretário da Câmara, vereador Ailton de Souza – Ito (PL); segunda secretária da Câmara, vereadora Cristiane Loureiro (Podemos); líder do Governo na Câmara, vereador Jovino Cardoso (SD); parlamentares Adriano Pereira (PT); Rolf Bublitz (PSDB); Professor Gilson de Souza (Patriota); Cezar Campesatto (União Brasil); Silmara Miguel (PSD), Bruno Cunha (Cidadania) e João Beltrame (Podemos). Justificou a ausência o vereador Carlos Wagner – Alemão (União Brasil), por agenda do gabinete. Ainda esteve presente o secretário municipal de Educação, Alexandre Matias, representando o prefeito Mário Hildebrandt, entre outras autoridades municipais, representantes do Executivo municipal, lideranças da comunidade, homenageados e comunidade em geral.
A sessão atendeu ao Requerimento N°1726/2023, de autoria do presidente do Legislativo municipal, vereador Almir Vieira (PP), e foi aprovado pelos demais parlamentares da Casa Legislativa. A sessão itinerante serviu para aproximar a comunidade da região dos bairros Escola Agrícola, Água Verde, Vila Nova, Itoupava Seca e Victor Konder das atividades desenvolvidas pela Câmara Municipal de Blumenau, bem como para discutir melhorias nessas comunidades.
Logo no início da sessão os representantes da comunidade fizeram uso da Tribuna Livre. Um dos pleitos apontados por um dos moradores da região foi a questão do calçamento da rua Santarém, no bairro Escola Agrícola, dizendo que está desgastado e deteriorado, principalmente no trecho de subida de morro em que as pessoas idosas têm dificuldades de subir esse trecho da rua. Foi feito o pedido para uma reforma do calçamento naquela localidade. Os moradores também reivindicaram melhorias no asfaltamento das principais vias do bairro Escola Agrícola. Outro ponto reivindicado pelas lideranças comunitárias foi a questão do Abrigo Municipal na região, pedindo um olhar mais profundo do poder público e dos vereadores para a questão da gestão do espaço e também da segurança da comunidade da região e falou-se ainda sobre os moradores em situação de rua naquela região.
Outra demanda apontada pela comunidade foi a questão das roçadas e calçadas, apontando as responsabilidades dos moradores proprietários pelas suas áreas. Liderança comunitária do bairro também falou sobre a base da Polícia instalada na região e como auxiliou na queda do índices de furtos naquela região. Ainda solicitaram uma área de lazer para a região. Também foram comentadas outras situações que precisam de atenção como a falta de água, a oscilação de energia elétrica, a segurança e trânsito na região. Os representantes da comunidade também enalteceram a iniciativa dos vereadores de realizar a sessão itinerante a fim de se aproximar da comunidade. Maurício Goll informou que as demandas apontadas pela comunidade serão registradas e encaminhadas por meio de indicações e requerimentos dos vereadores.
Os vereadores também fizeram seus pronunciamentos. Os parlamentares comentaram os trabalhos que estão desenvolvendo na região com visitas aos educandários, visitas e conversas com os moradores e participação em reuniões. Também destacaram a importância dessas reuniões itinerantes, pois servem para ouvir a população. Apontaram também o papel dos parlamentares nas sessões da Câmara e no dia a dia de trabalho, fiscalizando e cobrando dos secretários e prefeito e levando as demandas da população para o Executivo municipal. Apontaram números de solicitações, como indicações, para tratar demandas específicas e melhorias na região, através dos gabinetes e que foram encaminhadas ao Executivo municipal. Também comentaram sobre projetos de lei e legislações que criaram no decorrer do mandato e do trabalho que desempenham na Câmara. Além disso, os vereadores ressaltaram a necessidade de atender também às demandas apresentadas durante as sessões itinerantes e reforçaram o compromisso de estarem presente em todos os bairros. Os parlamentares também destacaram a importância da participação da comunidade e dos líderes comunitários na sessão.
Maurício Goll, que conduziu e presidiu os trabalhos da sessão, expressou gratidão aos presentes e homenageados, destacando algumas de suas histórias. Ele ressaltou suas indicações e demandas em prol da região, enfatizando a importância do papel do vereador em ouvir as necessidades da comunidade e reivindicações dos blumenauenses. Agradeceu à sua equipe de assessoria pelo atendimento à comunidade, e a quem organizou a noite e realçou o propósito da sessão itinerante em aprimorar os laços entre o parlamento e a comunidade.
O líder do Governo na Câmara, vereador Jovino Cardoso destacou as ações que a Câmara vem viabilizando na aprovação dos projetos do Executivo municipal. “Nunca na história de quase 20 anos da minha vida pública nunca vi uma cidade com tantas obras em andamento ou viabilizadas pelo governo municipal”, destacou, mencionando a revitalização da Rua Bahia, Rua Frei Estanislau Schaette, a Praça dos Músicos, as rotatórias na Rua Bahia. Também citou o projeto para rotatória na Rua Benjamin Constant e Norberto Seara Heusi. O vereador apontou que existe a preocupação da Câmara e do governo em relação à questão do Abrigo Municipal na região. “A Câmara aprovou recursos para mais duas entidades para viabilizar a contratação de profissionais para atender as pessoas em situação de rua. O governo precisa e tem dado atenção e qualidade de vida para essas pessoas”, apontou. Mencionou ainda o projeto do poder público de uma nova ponte que será construída para ligar as regiões da Itoupava Norte e Itoupava Seca e a obra finalizada do Terminal da Água Verde, entre outras obras. Por fim, afirmou que as reivindicações da comunidade apresentadas nesta sessão serão levadas ao Executivo municipal.
O secretário municipal de Educação e vereador licenciado, Alexandre Matias, que esteve representando o prefeito municipal, também fez uso da tribuna. Iniciou enfatizando a parceria entre o governo municipal e a Câmara de Vereadores na solução dos problemas da comunidade. O secretário também citou algumas ações do poder público na região. Lembrou das pavimentações das Ruas José Fischer e José de Souza, no bairro Escola Agrícola, através de emendas parlamentares. Citou a reperfilagem da Rua Bahia e implementação de nova rótula na confluência com a rua Benjamin Constant. Também citou a reabertura da Base da Polícia Militar na região, a revitalização da área esportiva da Escola General Lúcio Esteves, melhorias nos horários de ônibus no Loteamento Dona Cristina, entre outras ações da administração municipal na área da educação.
Após o momento das falas na tribuna ocorreu a entrega de Moções de Louvor em homenagem a pessoas, empresas e instituições que auxiliam e se dedicam ao desenvolvimento dos bairros e da cidade.
O vereador Jovino Cardoso entregou moção de louvor ao Sr. Josemar Batista de Oliveira, pelos 45 anos de dedicação à área hospitalar, transformando vidas e fazendo a diferença na saúde da comunidade blumenauense. O parlamentar também homenageou a R FORT Centro Automotivo, pelos relevantes serviços prestados à comunidade blumenauense. Também fez homenagem a Clínica Camarim Of Princess, pelos notáveis serviços prestados na área de estética e beleza. Também prestou homenagem ao Círculo de Orquidófilos de Blumenau, pelos seus 80 anos de fundação. Jovino Cardoso entregou homenagem ao Senhor Odirlei Orlindo Hass com a Comenda Municipal do Mérito Projetos Acadêmicos – Edson Klaus Kielwagen. Por fim, prestou homenagem ao senhor Mateus Vieira de Gos Lindner com a entrega da Comenda Municipal do Mérito Duque de Caxias, por se destacar no exercício de suas funções constitucionais de defesa da ordem e da preservação da segurança pública.
Já o vereador Cezar Campesatto destinou homenagem para a Academia Marcello, pelos relevantes serviços ao esporte do bairro Escola Agrícola e à economia local. O parlamentar também homenageou com moção de louvor o Hospital do Note, pelos seus relevantes serviços prestados à Blumenau e ao Bairro Escola Agrícola. Campesatto também entregou moção de louvor ao cantor Oséias Pereira, pelas relevantes ações sociais e realização do Natal Solidário em diversas comunidades de Blumenau.
O vereador Bruno Cunha entregou moção de louvor ao senhor Telmo Duarte Junior, idealizador do movimento Comércios do Bairro Água Verde. Já o parlamentar Adriano Pereira destinou moção de louvor à Senhora Eliete de Cassia Gomes da Luz, pelo trabalho realizado na capela Alto Expedito na região do Horto na Ponte Salto. O vereador Adriano Pereira homenageou o Sr. Mauro José Valler, pelos relevantes trabalhos prestados à comunidade, atualmente como presidente da Associação de Moradores Estanislau Schaette.
O parlamentar Professor Gilson de Souza entregou moção de louvor ao Bar da Oma, pelos três prêmios recebidos na 23ª edição do Concurso Comida di Buteco em 2023. O parlamentar também homenageou a diretora da Escola Machado de Assis por cinco mandatos, Solange Eckelberg Clebsch. O motivo da homenagem é pelos mais de 40 anos dedicados à educação blumenauense.
O vereador Ailton de Souza – Ito prestou homenagem ao Senhor Paulo Henrique Nascimento Pereira, o Paulinho, pelos mais de 20 anos de serviços prestados à comunidade. Ito também entregou homenagem ao Sr. Jefferson dos Santos, pelos serviços prestados por mais de uma década, informando a comunidade de Blumenau e região e como fundador do site de notícias, Mesorregional. O vereador Maurício Goll destinou moção de louvor ao líder comunitário Senhor Hartmuth Kraft, pelos relevantes serviços prestados à comunidade.
Esta foi a sétima e última Sessão Itinerante realizada pela Câmara de Vereadores nos bairros neste ano. Além da região da Escola Agrícola foram contempladas as regiões do Badenfurt, da Velha, do Garcia, da Itoupava Norte, do Vorstadt e da Itoupava Central.
A morte de Jô Soares abafou parte do noticiário desde o último dia 5, incluindo o aniversário do “Atentado da Rua Toneleiros”, ocorrido em 1954 nesta mesma data. Curiosamente, o “gordo” escreveu sobre o tema […]
A Bancada Feminina da Assembleia Legislativa de Santa Catarina preparou uma programação especial de atividades em homenagem ao Mês da Mulher, celebrado em março. Serão seis eventos, a maioria no Palácio Barriga Verde, sede da […]
A queda de braço entre o Executivo e alguns vereadores de Blumenau só esquenta. Nesta quinta-feira, 07, cerca de 28 cargos comissionados ligados ao PP e ao vereador Almir Vieira foram exonerados da Prefeitura, sem […]
Seja o primeiro a comentar