O mês de maio é marcado por um dos maiores movimentos mundiais de atenção pela vida, o Maio Amarelo. Este ano, a campanha completa uma década e a Secretaria de Trânsito e Transportes (Seterb) está preparando uma programação especial para marcar a data e chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito.
Desde 2011, quando a campanha foi lançada, foram contabilizadas 44 vítimas e este número diminui consideravelmente ano a ano. Marco Rebello, coordenador da Escola Pública de Trânsito (EPT) adianta que no sábado, dia 1º de maio, a cidade amanhecerá diferente. “Blumenau avançou muito na redução de acidentes e óbitos, mas apesar dos esforços do poder público, sociedade civil organizada e forças de segurança, continuamos perdendo vidas no nosso trânsito. Porém, o nosso trabalho é para que algum dia, possamos zerar esta trágica estatística. E para chamar a atenção para estes números e homenagear estas pessoas, nossa equipe está preparando um ato simbólico”, afirma.
Maio Amarelo e a pandemia
Com a pandemia em 2020, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determinou o cancelamento das reuniões das câmaras temáticas e a Seterb suspendeu toda a agenda presencial do Maio Amarelo, que inclusive contava com a abertura nacional do movimento em Blumenau. A Seterb, por meio da Guarda Municipal de Trânsito e Escola Pública de Trânsito, continuou realizando ações , como os cinturões noturnos, com o objetivo de coibir o consumo de álcool seguido de direção e diminuir o número de acidentes com vítimas, que refletem diretamente na ocupação dos leitos de UTIs nos hospitais. Além disso, foram realizadas palestras on-line, cursos, lives com a temática de segurança viária e trabalhos em parceria com demais secretarias, principalmente com as Secretarias de Saúde e de Educação.
Números de vítimas em Blumenau nos últimos 10 anos
Ano Vítimas
2011 44
2012 35
2013 39
2014 41
2015 29
2016 20
2017 25
2018 21
2019 29
Seja o primeiro a comentar