Simulado de evacuação de escola mobiliza cerca de 50 profissionais em Blumenau

Foto: Marcelo Martins

O cenário estava montado, e por volta das 10h da manhã desta terça-feira, dia 4, o alarme de incendiou ecoou nos corredores da EBM Olga Rutzen tão logo que a fumaça foi detectada. Equipes da Defesa Civil, do 3º Batalhão de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) e Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) estavam a postos na unidade da Itoupavazinha, para iniciar o protocolo de evacuação diante do fictício panorama de incêndio.

Uma suposta vítima foi atingida, enquanto os estudantes e profissionais da unidade eram conduzidos de forma coordenada para fora da instituição. Guarnições dos bombeiros acionados posteriormente de apresentaram para conter o fogo e prestar o socorro a pessoa afetada, enquanto a Guarda Municipal de Trânsito supostamente controlava o trânsito no entorno da escola. Tudo devidamente supervisionado pela Defesa Civil e também pela Secretaria Municipal de Educação (Semed).

“O objetivo principal do simulado é o treinamento do corpo educativo da escola já que, se houver um fato real, serão os primeiros a tomarem as providências para inicialmente salvaguardar a vida humana e posteriormente, o acionamento dos órgãos responsáveis pelo combate para resguardar o patrimônio”, salienta o secretário de Defesa Civil, Carlos Olímpio Menestrina.

Foram cerca de 50 profissionais mobilizados na ação realizada na EBM Olga Rutzen, entre membros da Defesa Civil, bombeiros, guarda municipal de trânsito e mais o corpo efetivo da escola.

O simulado de evacuação nas instituições da rede municipal faz parte da programação do Julho Laranja, e contemplou mais de 38 mil estudantes de 126 unidades de ensino. A atividade faz parte do calendário anual da Defesa Civil de protocolos de preparação contra eventuais situações de risco.

“Os simulados de evacuação têm como objetivo treinar nossos estudantes e professores para lidar com situações emergenciais. É extremamente necessário que nossas crianças e adolescentes estejam preparados para situações adversas, é uma responsabilidade nossa garantir que eles saibam como agir de forma segura e eficaz em tais circunstâncias”, destaca o secretário de Educação, Alexandre Matias.

Julho Laranja

Outras ações serão desenvolvidas em alusão ao Julho Laranja, mês de prevenção a desastres como exposição fotográfica, ação na comunidade da Região da Velha Grande, visita as barragens, trilha guiada no Parque das Nascentes, capacitação a servidores, além da campanha de doação de sangue, que perdurará durante todo o mês.

Fonte: PMB

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*