Representantes do Sindetranscol e da Blumob reuniram-se neste quarta-feira, 12, para tratar da permanência dos cobradores nas linhas operadas pelo microônibus. O sindicato alega que em pelo menos quatro linhas (Ponte do Salto, Vila Nova, Boa Vista, Garuva e Bom Retiro), os veículos maiores foram substituídos pelos menores, sem a presença do cobrador.
O Sindetranscol diz que a mudança foi feita sem aviso e sem debate com o sindicato, contrariando a lei e a Convenção Coletiva de Trabalho.
Na conversa desta quarta, a empresa teria se comprometido a regularizar a situação até o dia 1º de agosto. Este prazo servirá para que a Blumob instale os bancos dos cobradores nos seis microônibus novos destinados às linhas citadas.
Sindetranscol começou a colocar as asinhas de fora novamente…estavam tão quietinhos…será porque ?
Sindicato que não é sindicato, começando a tumultuar novamente. Quase todos sabem que foi o sindicato que fez fechar o consórcio SIGA, com suas exigências malucas nas convenções coletivas.
Não faz sentido pintar 142 ônibus de cor branca e que já são velhos para a cor PRATA (que diga-se de passagem É HORRÍVEL e dá aos ônibus um aspecto de ônibus velho e antiquado). Para automovéis a cor prata (dependendo da tonalidade) fica até bonita, mas NÃO para todos os modelos de automóveis e as próprias montadoras sabem disso. Já para o caso de ônibus (para qualquer modelo) fica horrível, mesmo porquê o ônibus precisa ter pelo menos 2 cores distintas para poder ser bem visualizado a uma boa distância e para contribuir com o melhoramento estético da paisagem urbana de uma cidade ou mesmo para agregar algum tipo de diferenciação relacionado ao tipo da linha e serviço. PORTANTO, conforme já tive oportunidade de falar pessoalmente com o prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes, que o SETERB aplique aos 100 ônibus atualmente existentes pintados na cor prata, faixas coloridas ao longo da carroceria, identificando os tipos de serviços. Por exemplo: Prata e LARANJA para os alimentadores, Prata e VERDE para os troncais, Prata e AZUL para os interbairros, Prata e AMARELO para os de linhas convencionais ou não integradas e Prata e VERMELHO para as linhas rápidas, diretas e semi-diretas que poderiam ser implantadas ao longo do 2o.semestre de 2017. Já os ônibus de cor branca, como a maioria serão trocados em 2018, o ideal é que fiquem como estão ou que tenham uma faixa colorida em amarelo, laranja, vermelho, azul e verde,identificando os serviços até que sejam todos trocados em 2018 e 2019. No entanto como a BLUMOB é uma reconhecida empresa de um conceituado grupo de transporte coletivo urbano, eu acredito que até o fim de 2018 todos os 142 ônibus restantes chegarão O km.ostentando as cores melhoradas do atual serviço ou então poderá até vir em uma cor diferente inspirada em cidades como MACEIÓ-AL e PONTA GROSSA-PR que definirão de melhor forma os serviços existentes sob a ótima do SIB – Sistema Integrado de Transportes de Blumenau