Os vereadores Sylvio Zimmermann Neto e Alexandre Matias (PSDB), Ricardo Alba e Almir Vieira (PP), Professor Gilson (PSD), Oldemar Becker (DEM) e Alexandre Caminha (PROS) estiveram na manhã desta terça-feira, 8, na sede do Sindilojas. Foram conhecer a concepção do Projeto Centro Vivo, assinado pelo escritório Jünge Belli Arquitetura e idealizado pelo Sindilojas, Sinduscon e Secovi.
A proposta prevê a remodelação do Centro de Blumenau em três áreas, dentro dos eixos moradia, lazer e comércio, privilegiando pedestres e ciclistas.
O Sindilojas está fazendo o corpo a corpo com os vereadores por conta do debate sobre a nova sede da Câmara Municipal. Recentemente, Sylvio Zimmermann sugeriu que ela fosse transferida para o prédio do antigo Fórum Municipal, em frente à Prefeitura. A sugestão caiu no agrado do sindicato dos lojistas.
As três áreas específicas são: toda a quadra onde está a prefeitura e o prédio do antigo Fórum. A segunda, no Centro Histórico, integra o Biergarten, o Mausoléu Dr. Blumenau, o Museu da Família Colonial e a antiga prefeitura. O projeto estabelece uma área comum pelos fundos, hoje conhecida como o bosque da família Gaertner.
A terceira área traz a mudança mais abrangente, unindo o jardim do Teatro Carlos Gomes com os terrenos onde estão o INSS, um prédio comercial e o estacionamento do Centro de Ensino Bom Jesus. Pelo projeto do Centro Vivo, toda esta área seria transformada numa grande praça arborizada.
A proposta é um tanto utópica, Mas o que seria de nós sem a utopia?
Seja o primeiro a comentar