Nesta quarta-feira, dia 26, foi a vez do Republicanos de Blumenau e região receber a visita do deputado federal e novo presidente do Republicanos SC, Jorge Goetten, no Centro Cultural 25 de Julho. Goetten, eleito pelo PL, assumiu o comando do partido faz duas semanas, no lugar do ex-governador Carlos Moisés, numa articulação do governador Jorginho Mello (PL). E tem percorrido o estado.
Goetten foi recepcionado pelo coordenador regional e presidente municipal, Egídio Beckhauser, e a reunião contou com a presença dos correligionários, pré-candidatos a vereador em Blumenau, empresários e membros dos diretórios de Gaspar, Pomerode e Timbó.
Jorge Goetten reforçou o compromisso e apoio aos representantes da sigla visando a continuidade das ações e estratégias para o processo eleitoral.
O desempenho do Republicanos e do próprio Egídio Beckhauser na eleição para a Câmara de Blumenau é uma incógnita. Estão no guarda-chuva da aliança em torno do PL, que tem outro Egidio, o Ferrari, como pré-candidato a prefeito.
Egídio Beckhauser foi o quinto mais votado na eleição para vereador em 2020 e, numa articulação surpreendente, elegeu-se presidente nos dois primeiros anos desta Legislatura. Mas, a chapa de vereadores foi cassada pela Justiça Eleitoral por conta de candidaturas laranjas na nominata feminina, e o ex-secretário de Esportes teve que deixar a Câmara.
Em 2020, Egídio Beckhauser fez 2.733 votos, número que estima-se que seja suficiente para superar a barreira dos 20% que um candidato precisa fazer em 2024 para estar no páreo. Se repetir, resta saber se o Republicanos atingirá o quociente eleitoral, estimado em 12 mil, 12,5 mil, ou os 80% para brigar pela sobra.
Seja o primeiro a comentar