A avaliação é da direção do Parque Vila Germânica, responsável pela nossa Oktoberfest de verão.
Nas oito noites da edição deste ano, passaram pela festa 33.127 pessoas, um público 3,17% maior que o de 2016. O consumo de chope cresceu 14,76%, 80.959 copos, 2,44 “por cabeça”, se fizer a média com base em todos os presentes.
A gastronomia também cresceu. Foram vendidos 15.082 pratos, 16,4% mais que na edição passada.
Na comparação com a festa do ano passado, o consumo de chope e comida estava maior desde a primeira noite de 2017, mas o público não.
Mas foi a última noite responsável em dar um gás nos números finais da estatística da edição que encerra agora. 5.601 pessoas estiveram na Vila Germânica na sexta-feira, 27, maior público registrado desde a primeira semana de 2014.
Confesso que fiquei surpreso com o número. Estive na festa e avaliei que tinha menos gente do que nas duas noites anteriores que compareci, na primeira e na segunda semana. Mas são os dados oficiais.
Independente da quantidade de público, é importante ressaltar a importância da Sommerfest, que movimenta a cidade, traz para Blumenau moradores da região e ainda arrebata um ou outro turista que está circulando nosso nosso litoral.
Os números são positivos. E preciso ver o custo total, para fazer uma avaliação mais correta e projetar as próximas edições, o que o pessoal do Parque Vila Germânica fará melhor que nós.
De minha parte, da parte do Informe Blumenau, gostamos bastante, mais uma vez.
Seja o primeiro a comentar