Os brasileiros podem enfim usar os stickers de música e de letras de música no Instagram Stories: eles foram liberados em nosso país nesta terça-feira (25) para usuários de iPhone e Android. O adesivo de música também está disponível no Facebook Stories; é possível até mesmo adicionar uma faixa ao seu perfil da rede social, ou fazer dublagem ao vivo com o Lip Sync Live.
Funciona assim: você abre a câmera do Instagram Stories, seleciona a figurinha “Música” e procura pela canção desejada. Feito isso, você poderá escolher o trecho da música que será tocado, além de adicionar o nome do artista e da faixa.
Em alguns casos, você terá a opção de adicionar letras de música: elas vão aparecer automaticamente na tela, e será possível tocar nelas para mudar a animação e o estilo do texto. Também dá para mover as letras pela tela, girá-las e redimensioná-las.
Por sua vez, o Facebook Stories oferece apenas o sticker de Música, sem letras, e ele funciona da mesma forma que no Instagram: abra a câmera, selecione o adesivo, escolha a canção e decida qual trecho dela será reproduzido.
Facebook tem música no perfil e no Lip Sync Live
Há algumas novidades adicionais envolvendo música no Facebook. Você poderá adicionar faixas a uma nova seção no seu perfil da rede social, além de fixar uma delas no topo, logo abaixo do seu nome.
Seus amigos poderão reproduzir um trecho ao tocar na faixa; ou poderão ouvir o áudio inteiro em plataformas de streaming como Spotify e Apple Music.
Há ainda o Lip Sync Live, para fazer dublagens ao vivo pelo Facebook. É basicamente algo inspirado no Dubsmash e TikTok (antes Musical.ly).
O recurso está disponível ao iniciar uma transmissão ao vivo no Facebook: você seleciona a opção “Lip Sync Live”, escolhe a música, adiciona uma descrição e personaliza o vídeo com filtros ou um plano de fundo. Quando começar o livestream, seus amigos verão o nome do artista e música destacados no vídeo.
Facebook e Instagram licenciaram músicas brasileiras
A figurinha de música chegou ao Instagram Stories no ano passado em mais de 50 países, mas o Brasil não estava na lista. Há alguns meses, foi lançado o adesivo com letras de música, que também não podia ser usado aqui.
Por que a demora? É que o Facebook queria licenciar músicas brasileiras, e isso leva tempo. “Além das licenças de gravadoras internacionais já disponíveis, fizemos parcerias com gravadoras, distribuidoras, editoras e sociedades que representam compositores locais para garantir que as músicas que as pessoas mais gostam no Brasil pudessem ser adicionadas às suas publicações”, diz Álvaro de Torres, executivo do Facebook, em comunicado.
Depois dessa espera, todos os produtos de música do Facebook e Instagram estão disponíveis no Brasil: stickers de música, Letras, Lip Sync Live e Músicas de Perfil. Para usá-los, atualize seu aplicativo no Android e iOS.
Com informações: Facebook e Tecnoblog
Seja o primeiro a comentar