Sylvio Zimmermann é o líder de Napoleão Bernardes na Câmara de Vereadores

Foto: Informe Blumenau

A informação já era ventilada, mas foi confirmada nesta quarta-feira, 01, um dia antes do começo das sessões da nova Legislatura. Mais votado entre os tucanos, com experiência de governo, Sylvio será o interlocutor da administração Napoleão Bernardes (PSDB) no parlamento e vice-versa.

Já foi diretor da secretaria de Desenvolvimento Econômico, presidente da Fundação Cultural de Blumenau e vereador suplente. Será o primeiro líder de Napoleão no segundo mandato do prefeito.

“Serei honesto com o Governo, serei honesto com os colegas vereadores”, afirmou Sylvio, destacando que sua atuação será pautada em buscar harmonia.

Ao contrário do início do primeiro mandato, quando escolheu Ivan Naatz (PDT) para ser o líder, Napoleão e os vereadores definiram a liderança para o PSDB, que ficou fora da Mesa Diretora, por um acordo pré-eleitoral. Na conversa entre os três vereadores,  a indicação ficou para Sylvio, sinalizando que Jens Mantau e Alexandre Mathias estarão na presidência ou relatoria das Comissões de Constituição e Justiça e Finanças, as mais importantes da Casa.

Sylvio é o cara certo para o contexto. Sereno, com trânsito livre no Governo e no empresariado,  tem tudo para construir uma relação harmoniosa entre Executivo e Legislativo.

Foto: Informe Blumenau

E pega na largada uma “barbada”. Com a ampla maioria construída pela dobradinha Napoleão Bernardes e Mário Hildebrandt (PSB), a base larga com 11 vereadores (contando o Ito, do PR). De oposição tem o Alexandre Caminha (PROS), Jovino Cardoso Neto e Professor Gilson (PSD),  além do Adriano Pereira (PT).

Uma oposição moderada, eu diria assim, pelo menos neste começo.

A principal dificuldade para o Silvio talvez seja assimilar os pedidos dos colegas para o Executivo, desde a patrola numa rua,  uma iluminação melhor noutra, até a solicitação de um cargo para um conhecido do “vereador tal”.

Um “varejozinho” que é tradicional no Poder Legislativo na relação com o Poder Executivo. É como funciona a política.

Vai exigir do pacato Sylvio uma paciência maior que a atual.

1 Comentário

  1. Não precisa de líder do governo na Câmara…quem vai mandar no parlamento e o executivo.

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*