No dia 24 de novembro, às 19h, o Teatro Carlos Gomes traz para Blumenau a exibição do documentário “Aldo Baldin – Uma Vida pela Música”, no auditório Heinz Geyer e com entrada gratuita. O filme revela a trajetória do talentoso tenor Aldo Baldin, que saiu de um início humilde no interior do Brasil para se tornar um dos maiores tenores líricos do mundo em sua época.
O filme foi dirigido por Yves Goulart e ganhou o prêmio ‘Melhor Filme pelo Júri Popular’ no Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM 2024. O público catarinense teve a oportunidade de conhecer a trajetória de Aldo Baldin, tenor de carreira internacional, considerado até hoje um dos maiores nomes do canto lírico no Brasil. Este ano completa 30 anos de falecimento do tenor, que nos deixou em 1994, na Alemanha. O filme é uma homenagem à sua grande biografia. Nascido em Urussanga, no Sul de Santa Catarina, nas montanhas da comunidade do Belvedere, cujas terras hoje pertencem ao município de Treviso. Aldo Baldin iniciou a carreira musical no Rio Grande do Sul. Quando adolescente foi estudar para ser padre e descobriu a sua vocação para o canto lírico. Antes de se destacar no cenário internacional, seu talento o levou a atuar em importantes teatros e festivais na Europa, onde consolidou sua reputação.
Baldin foi agraciado com diversos prêmios, incluindo um Grammy, em 1981, pelo disco “A Criação” de Hayden e a sua indicação com o disco “Bodas de Fígaro” de Mozart, em 1986. Além disso, gravou mais de cem álbuns, deixando um legado inestimável para a música clássica. O documentário do cineasta catarinense Yves Goulart é o resultado de mais de uma década de pesquisas minuciosas, que visam resgatar e celebrar a vida e obra de Aldo Baldin. O filme alcançou reconhecimento internacional, com estreia mundial no 24º Havana Film Festival New York, em abril deste ano, e no 16º IN-EDIT Brasil – Festival Internacional do Documentário Musical, em São Paulo.
O documentário não apenas destaca sua carreira internacional, mas também sua forte conexão com Blumenau e o Teatro Carlos Gomes. Noemi Kellermann, ex-diretora da Escola de Música do Teatro Carlos Gomes e amiga pessoal de Aldo, relembra o vínculo do artista com a cidade. “Aldo Baldin entrou em contato com o Dr. Oscar Zander, diretor da Escola de Música, dizendo que teria um ano sabático na Europa e gostaria de passá-lo em Blumenau, na Escola de Música do Teatro Carlos Gomes. Ele viveu aqui e foi professor de canto na escola, criando uma relação muito especial com a cidade e com o teatro. Aqui foi onde começou sua família também, quando se casou com a musicista Irene Flesch”, conta Noemi.
O Teatro Carlos Gomes, consciente da importância do artista para a cultura local e mundial, organiza esta exibição como uma forma de homenagear Baldin. Os ingressos gratuitos podem ser garantidos antecipadamente de forma on-line pelo site Sympla. Para saber mais, acesse: www.teatrocarlosgomes.com.br/programação ou ligue (47) 3144-7166.
ALDO BALDIN – UMA VIDA PELA MÚSICA
Categoria: documentário (Colorido – HD/2024 – 114 min. – Brasil)
Sinopse: Aldo Baldin – Uma Vida pela Música é um documentário operístico que revela o talentoso tenor Aldo Baldin em sua jornada, desde um início humilde no interior do Brasil até se tornar um dos maiores tenores líricos do mundo em sua época. Cantou com os maiores maestros, se apresentou nas mais famosas salas de concerto e gravou mais de 100 discos. Sua história é contada em primeira pessoa pelo próprio tenor e por músicos, amigos e familiares, que revivem a carreira única desse grande artista brasileiro.
Entrevistados: Isaac Karabtchevsky, Helmuth Rilling, Hera Lind, Sir Neville Marriner, Rolf Beck, Maria Lúcia Godoy, Roberto de Regina, Edino Krieger, Eliane Sampaio, Celso Antunes, Heloísa Nemoto Vergara, Walter Santos Filho, Fernando Portari, Roberto Saccà, Bernhard Gärtner, Marc Marshall, Hernán Iturralde, Marga Schiml, Peter Lika, Andreas Keller, Walter Forchert,
Lilian Barretto, Fany Solter, Cicinato Cascais da Silva, Neyde Borges Coelho, Ir. Bruno Klein, Darcy Brasiliano dos Santos, Noemi Kellermann, José Araujo Filho, Laura Lindolfo, Galileu Sangaletti, Delfina Baldin Sangaletti, Irene Flesch Baldin, Serena Flesch Baldin e Sofia Flesch Baldin.
Teatro Carlos Gomes
@teatrocarlosgomesblumenau
Seja o primeiro a comentar