Terapia com cachorro no Hospital Santo Antônio

Foto: divulgação

Nesta quinta-feira, 16, acontece uma ação bacana no Hospital Santo Antônio, que envolve uma cachorra. Isso mesmo, a cachorra Mayla. Confira as informações enviadas pela assessoria do HSA.

Foto: divulgação
Projeto Toninho Pet promove a primeira visita de 2017 à Pediatria

Dando sequência aos propósitos terapêuticos do Projeto Toninho Pet, o Hospital Santo Antônio em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e com a Secretaria de Defesa do Cidadão, promove nesta quinta-feira (16) às 14h30, a primeira visita do ano de 2017 da cachorra Mayla ao setor de Pediatria.

No ano de 2016 duas visitas da mascote foram realizadas nos setores de Psiquiatria, Clínica Oncológica além da Pediatria. A presença da Mayla nestes respectivos setores causou histeria entre os pacientes, que tiveram a oportunidade de interagir e brincar com a cachorra, deixando de lado mesmo que por alguns minutos, os seus problemas de saúde.

Para melhor aproveitar o tempo de visita de Mayla, ficou estabelecido que o Projeto Toninho Pet acontecesse mensalmente e que cada visita fique concentrada a um único setor por mês. Sendo assim, nesta primeira agenda, a cachorra ficará durante todo o tempo para atividades terapêuticas na ala de Pediatria.

Conforme o cronograma previsto, nos meses seguintes as visitas prosseguem na Psiquiatria em março, na Clínica Oncológica em abril e a novidade fica por conta da inclusão da ala de Quimioterapia, que receberá a mascote em maio.

O projeto

O projeto Toninho Pet foi idealizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e com a Secretaria de Defesa do Cidadão. Para que a terapia pudesse ser viabilizada e regulamentada pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o HSA formalizou de maneira minuciosa a criação de um protocolo, que prevê uma série de critérios e requisitos, como carteira de vacinação, banho e tosa do animal além da presença de um adestrador.

Essa terapia tem como objetivo principal a inserção do animal na vida de pacientes em tratamento para que ele se torne parte do processo de cura e melhora dos quadros de saúde dos assistidos.

Fonte:  Fernando Gonzaga – Assessoria de Comunicação Hospital Santo Antônio

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*