Prefeitura de Blumenau prepara pacote de obras de mobilidade. As pontes do centro estarão incluídas?

A Prefeitura promete lançar um grande pacote de obras de mobilidade sustentável, com recursos de emendas parlamentares, do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e do BID, daquele pacote aprovado no final da gestão do então prefeito João Paulo Kleinübing (PSD).

Sobre as obras do BID, o Município corre contra o tempo. O conjunto aprovado no final de 2012,  tem até agosto de 2019 para estar concluído. E as ordens de serviço precisam estar assinadas até agosto deste ano.

Os 56 milhões de dólares do Banco Interamericano de Desenvolvimento irão para a construção dos terminais urbanos da Itoupava Central e Água Verde, conclusão do prolongamento da Rua Humberto de Campos, reurbanização da Rua Pedro Zimmermann e a instalação do binário da Rua Chile com a República Argentina, entre outras.

Ninguém fala sobre a Ponte na saída da Rua Rodolfo Freigant, ao lado da atual Adolfo Konder, traçado previsto desde a gestão de Décio Lima (PT) e aprovado por Kleinübing com o BID.

Hoje o zum zum zum era grande que esta obra não será anunciada.

Questionei o vice-prefeito Mário Hildebrandt, também secretário executivo do BID e Projetos Especiais. Não disse nem sim, nem não.

Perguntei se o BID teria rejeitado incluir novamente a ponte no traçado original, cujo o projeto foi reapresentado no ano passado. Disse que não.

Garantiu que será falado sobre pontes quando do anúncio, mas não disse o que.

Eu apostaria que ela está fora, pelo menos nesta primeira etapa. Sonha-se com ela talvez num eventual BID 2.

Sobre as pontes no Centro, a aposta seria na proposta apresentada pelo então candidato Napoleão Bernardes (PSDB) na campanha de 2012, com traçado saindo pela Rua Itajaí até a Rua Paraguai, na Ponta Aguda.

Segundo Mário Hildebrandt, este projeto já estaria validado pela Caixa Econômica Federal, com um financiamento de R$ 70 milhões, para a ponte e outras obras, dentro do PAC do Governo Federal.

FOTO: Blumenau Vertical

Hildebrandt garantiu que a Prefeitura tem capacidade financeira para contrair financiamentos deste porte.

Perguntei ainda sobre a contra-partida de 56 milhões de dólares para as obras do BID. Afirmou que boa parte já foi paga, com obras como a ponte do Badenfurt e as calçadas da Alameda, Rua Nereu Ramos e Jacob Ineichem, por exemplo.

No anúncio que deverá ser feito na próxima semana, também contará com investimentos para a instalação de um moderno sistema semafórico.

 Enfim, não pesquei muita coisa. Vamos ter que esperar até semana que vem.
Sem muitas respostas, fica a pergunta. Quando teremos a tão falada ponte do Centro?
Na campanha, chegou-se a falar que neste mandato teríamos as duas.

3 Comentário

  1. Em véspera de eleição as promessas florescem do nada…mas o dinheiro ou pelo menos parte dele já se sabe onde vai….

  2. Falam em fazer novas Pontes, mas não são capazes nem de reformas como o aumento da lateral da Ponte da Ponta Aguda já existente, para que as pessoas possam caminhar ou andar de bicicleta ao atravessar por ali.

  3. Sim… nada de ponte vão mexer no leito do rio…já está tudo “arrumado” …. com cotas de enchente inclusive…provável extensão 1,7 km……Margem esquerda…Só resta saber os valores…

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*