Em assembleia geral realizada nesta quarta-feira, 7, os trabalhadores do transporte coletivo de Blumenau aprovaram por unanimidade a realização de uma jornada de luta em defesa de segurança, condições de trabalho, manutenção de empregos e por direitos. A assembleia foi realizada em duas sessões, de manhã e à tarde, no Centro Cultural 25 de Julho.
Os trabalhadores deram um prazo de 15 dias para que a empresa Blumob garanta segurança em todos os terminais urbanos, bem como condições adequadas nos banheiros e salas de refeição. Recentemente foram registrados casos de agressões contra profissionais nos terminais urbanos.
Os trabalhadores também se mobilizam para garantir os direitos conquistados e a manutenção dos empregos dos “agentes de bordo”, os cobradores. Por isso, a categoria decidiu antecipar o início da Campanha Salarial 2024, que é em julho.
Outra preocupação esta no que consideram ataques ao sindicato e a direção. Lembram a demissão sem justa causa de um membro da direção e entendem que foi uma tentativa de divisão da categoria.
Os trabalhadores sinalizam com novas paralisações e manifestações, aprovando que elas podem acontecer 15 dias depois da empresa e a Prefeitura serem notificadas.
Blumob foi a pior empresa que a prefeitura fez acordo. Pior. O terminal do aterro está igual desde q inaugurou… vergonha, tantas pessoas passam por lá nem bancos tem… com tanto espaço deveriam por mais bancos. Arrumar o teto pois quando chove molha tudo… colocaram umas coisas no teto pra improvisar q só da bombas q podem transmitir doenças. Fico perplexa com o descaso.