O pessoal ligado ao trade turístico de Blumenau tem buscado colocar o setor na pauta dos debates eleitorais na cidade. Quem está na linha de frente é Valmir Zanetti, presidente Convention Bureau e Visitors, empresário do Empório Vila Germânica e sócio-proprietário da Cerveja Blumenau.
Na última terça-feira entrevistei ele na rádio Nereu Ramos. Tem alguns pontos que gostaria de ouvir o posicionamento daqueles que postulam governar Blumenau.
Começou falando sobre a construção de um centro de convenções de porte médio. O projeto já existe e é o que está mais perto de ser viabilizado, com recursos do Governo do Estado.
Depois falou sobre o mercado público, que também tem projeto aprovado, custeado inclusive com recursos públicos, na gestão passada. Para Valmir, a saída para viabilizá-lo seria uma PPP, parceria público privada.
O presidente do Convention falou sobre uma ideia polêmica. Criar uma lei municipal para estabelecer critérios para o fornecedor externo atuar na cidade. Lembra que em outros lugares empresas de fora tem que pagar uma taxa extra. Usou como exemplo uma empresa que monta uma estrutura para eventos. Os recursos arrecadados seriam revertidos em um fundo municipal, para investimento no turismo local.
A sinalização turística, em Blumenau e nas estradas que trazem à cidade, também está na pauta.
E pensar regionalmente o turismo, quebrando muralhas e buscando construir o Vale Europeu de fato.
Valmir e o pessoal do trade está tentando agendar conversas isoladas com os candidatos, para buscar o comprometimento deles. Mesmo que em algumas questões as ações não dependam do prefeito, o setor quer um animador, uma pessoa que lidere o processo.
O turismo é uma grande fonte de desenvolvimento econômico, com reflexos sociais importantes. Blumenau tem vocação e tem profissionalizado-se neste sentido.
É um debate importante, fundamental.
O turismo em Blumenau carece de segurança para o transporte dos participantes, ou seja estacionamentos regulados. Os que existem são clandestinos, improvisados e quando a pessoa chega para pegar o veículo, muitas vezes o cuidador ja foi embora. Só encheu o pátio e foi embora. Deixar na via, é pior ainda, pois ha pouco efetivo para ficar rodeando o Parque Vila Germânica, ou seja eu considero muito corajoso alguém que participa de um evento sem infraestrutura para guardar um dos maiores bens do cidadão que é o veículo.