O anúncio é do Sindetranscol, o sindicato dos trabalhadores do transporte coletivo de Blumenau, por conta da mobilização nacional de sindicatos contra a Reforma da Previdência proposta pelo Governo Bolsonaro (PSL). Em Blumenau, motoristas e cobradores prometem cruzar os braços entre 3h30 e 7h desta sexta-feira.
Ás 10 horas, acontecerá um ato público na Praça do Teatro Carlos Gomes, em frente a sede do INSS, que deve reunir representantes de outras categorias e sindicato, em especial, dos servidores públicos municipais, trabalhadores têxteis e bancários.
No comunicado do Sindetranscol, não há referência a parada no momento do ato público. Confira o texto:
A proposta de Reforma da Previdência do Governo Bolsonaro dificulta o acesso e acaba com o direito à aposentadoria.
Ela cria uma idade mínima e acaba com a aposentadoria por tempo de contribuição. Para as mulheres, a idade mínima de aposentadoria será de 62 anos, e para homens, de 65. Além disso, beneficiários terão que contribuir por um mínimo de 20 anos e para ter direito a 100% do salário terão que contribuir por 40 anos.
O BPC, Benefício de Prestação Continuada, concedido aos mais pobres será reduzido de R$ 998 para R$ 400. Trabalhadores rurais e professores, principalmente mulheres, serão os mais afetados, com aumento do tempo de trabalho e de contribuição.
O sistema de contribuição partilhada existente hoje, onde todos contribuem solidariamente, será substituído pela contribuição individual. É a Capitalização, onde o trabalhador fará sozinho sua própria poupança dando seu dinheiro a bancos e financeiras. Esse sistema não deu certo em nenhum lugar do mundo. No Chile, apenas metade dos trabalhadores conseguiram se aposentar, 44% estão abaixo da linha de pobreza e 80% recebem menos de um salário mínimo.
Na próxima sexta, dia 14 de Junho, trabalhadores de todo o país estarão unidos em defesa dos direitos. Será um dia nacional de lutas com manifestações, assembleias, atos públicos e paralisações. Uma grande mobilização nacional em defesa da aposentadoria e da previdência social do povo trabalhador.
Em Blumenau, Ato Público às 10 horas na Praça do Teatro Carlos Gomes.
A diretoria do Sindetranscol conclama todas as categorias de Blumenau e região a participar da GREVE GERAL NACIONAL CONTRA A REFORMA DA PREVIDÊNCIA e INFORMA A POPULAÇÃO QUE O TRANSPORTE COLETIVO DE BLUMENAU ESTARÁ PARALISADO TOTALMENTE DAS 3H30 ÀS 07H.
Em defesa do direito a uma aposentadoria digna para todos!
Sindetranscol | Sindicato de Luta!
E em defesa dos trabalhadores que precisam dos ônibus como fica?
Será que ninguém percebe que esses parasitas dos sindicatos utilizam os motoristas como massa de manobra? Parece piada, cada vez arrumam um motivo diferente para esse transtorno para a cidade, duvido que os trabalhadores estejam realmente a fim de prejudicar a população que tanto depende do transporte coletivo, e que já é uma lástima em horários de pico com a superlotação. Que o sindicato arrume outra maneira para chamar a atenção, mas que não seja as custas de quem não tem alternativa e que será duramente prejudicado.