Nesta segunda-feira, 5, o juiz Emanuel Schenkel do Amaral e Silva, da 88ª Zona Eleitoral de Blumenau, notificou a Câmara Municipal sobre o resultado do reprocessamento da totalização de votos, informando a alteração dos eleitos, com a inclusão do primeiro suplente do Novo, Diego Nasato, como titular, e sobre a cassação do vereador Egídio Beckhauser (Republicanos), atual presidente do Legislativo.
O prazo para a diplomação de Diego é segunda-feira próxima, 12, caso não tenha contestação. Além de Diego, os demais suplentes do Novo serão diplomados.
O reprocessamento dos votos aconteceu na última sexta-feira e se deu em cumprimento a sentença que apontou que o Republicanos usou duas candidatas laranjas a vereador na eleição de 2020. A Justiça Eleitoral anulou os votos dados a toda nominata da sigla e com isso os mais de 2,7 mil votos dados a Egídio.
Os advogados do Republicanos e de Egídio ainda buscam reverter a decisão no TSE, mas a primeira tentativa foi rejeitada.
A decisão sobre a saída de Egídio cabe agora a Mesa Diretora e pode acontecer a qualquer momento. A posse de Diego está autorizada a partir de sua diplomação, na semana que vem, mas também depende da tramitação da Câmara.
Vão dizer q é culpa do LULA !