Percebo claramente movimentos de profissionalização do turismo em Blumenau. A vocação cervejeira da cidade começa a ser explorada de forma mais madura. O caminho, aberto faz algum tempo por uma dezenas de abnegados, que no caso hoje tornam-se visionários, começa a ser pavimentado.
Entendo que o caminho deva ser trilhado pela iniciativa privada, com a Prefeitura como apoiadora e animadora.Esta é a construção em curso em Blumenau. Tem tudo para dar certo.
Para construir o futuro, é preciso ter os referenciais da história. E o Museu da Cerveja, de responsabilidade do Poder Público, foi contemplado em prêmio estadual para fazer um levantamento minucioso do patrimônio. Importante, mas penso que é preciso dar uma nova roupagem no espaço. Afinal modernizar é adequar-se as novas formas de contar a história, que diga-se de passagem, também não é estática.
Sobre o museu da Cerveja e o prêmio, segue o release enviado pela Secretaria de Comunicação da Prefeitura.
Museu da Cerveja é contemplado com o prêmio de estímulo à cultura
O Museu da Cerveja de Blumenau foi contemplado com o Edital do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura, realizado todos os anos pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC). De autoria da historiadora Maria Helena dos Santos Moratelli, o projeto leva o nome de “Salvaguarda do Acervo do Museu da Cerveja” e teve inicio no mês de setembro.
A museóloga Raquel Brambilla, que está auxiliando na pesquisa, conta que o projeto visa realizar um levantamento detalhado do acervo do Museu da Cerveja, bem como processar as informações desses objetos para o devido registro conforme as normas documentais museológicas. Depois de pronto, o projeto será entregue para a Secretaria de Turismo de Blumenau, que terá tudo relatado.
Ao longo dos anos o museu recebeu objetos doados por colecionadores, porém nem sempre chegaram com informações precisas sobre seu histórico e a quem pertenceram. Por isso, o projeto é de extrema importância já que cada peça exposta no museu tem seu valor histórico e suas particularidades.
O Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura é voltado à produção, circulação, pesquisa, formação, preservação e difusão cultura, conferido anualmente pela Fundação Catarinense de Cultura. O projeto que está sendo realizado em Blumenau conta com o apoio do Estado de Santa Catarina, Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte,
FONTE: Felipe Rodrigues / Secom
Seja o primeiro a comentar