O Informe Blumenau tem buscado não valorizar políticos e lideranças que praticam abordagens preconceituosas e discriminatórias sobre temas importantes, em busca de visibilidade a partir de pautas que agradem um determinado público e obtenham o sucesso que almejam.
Dito isso, vamos repercutir uma outra face do episódio envolvendo o vereador Emmanuel dos Santos, o Tuca (NOVO), que questiona a realização de um evento focado para o público LGBTQIAPN+, mas aberto para toda a comunidade. Ele diz não ter uma postura homofóbica, mas apenas estar fiscalizando o uso de recursos públicos.
Na sessão desta quinta-feira, na Câmara, o clima esquentou, em especial entre Aílton de Souza, o Ito (PL) e Tuca, numa situação que envolveu também o vereador Bruno Cunha (Cidadania) e o presidente Almir Vieira (PP).
Durante sua fala na tribuna, Ito questionou o fato do colega Tuca ter propagado uma postagem de um blog, com claro viés político, com ataques sistemáticos à Prefeitura e, depois que Mário Hildebrandt filiou-se, ao PL. O blog é de uma pessoa ligada a um pré-candidato a vereador pelo Partido Novo.
A postagem em questão associa alguns vereadores, entre eles Ito, como “coniventes” com a realização do evento, na tentativa de imputar uma responsabilidade que eles não tem, a partir das manifestações do vereador Tuca na Câmara e nas redes sociais, em busca de ganhar pontos entre o eleitorado mais conservador.
Em aparte, Tuca disse que a ” liberdade de expressão ainda impera no país”, se diz “livre para compartilhar uma imprensa livre”, afirmando que o colega Ito deveria cobrar o ” jornalista”, afirmando que não há fake news na notícia disseminada.
PS: Aqui um parênteses. O blog em questão não faz jornalismo, é um panfleto digital que defende claramente um lado ao combater outro, com interesses partidários eleitorais. Isso é assunto para outro post.
Ito seguiu sua fala, afirmando que Tuca “propaga discórdia”, “vai cuidar de seu mandato”, “o senhor não tem uma imagem boa junto a comunidade”.
Quem também pediu a palavra foi o vereador Bruno, criticando a postura de Tuca. “Temos que combater o preconceito, é muito sério e muito grave”, afirmou, para completar uma face real das consequências de posturas como a do vereador do Novo. “Destilar o ódio me incomoda muito, pois tenho sido vítima deste discurso”, afirmou .
Sobrou até para o presidente Almir Viera, que foi cobrado por Ito para abrir uma comissão de Ética. Almir criticou a postura do vereador Tuca, disse que não concorda com esta prática, mas que, como presidente, precisa ser demandado por algum outro vereador com algum pedido.
Confira o vídeo:
O vereador Tuca , independente das questões partidárias, fez o que todo vereador deveria fazer , trouxe a público uma reportagem sobre gastos do governo municipal com evento pago com dinheiro público, se o gasto esta certo ou errado , que seja verificado .
Já o vereador Ito, agiu de maneira errada, ficou chateadinho porque diz respeito ao prefeito que é do mesmo partido . Não deveria agir assim , deveria fiscalizar os gastos públicos e não semear discórdias . Não tem ninguém santo nesta história , mas é vergonhoso assistir este bate boca em plenário e pior, colocou o presidente da casa em sai justa .
O vereador Ito tem o costume de falar que vereador fez isto ou fez aquilo e não da nomes , na sessão de terça fez isto . Quando o vereador Tuca deu carteirada em agente de trânsito , não se manifestou , sendo que deveria ter se manifestado e agora diz que não o fez , ou seja, assume o erro .Ano de eleições, vamos ver muita baixaria neste legislativo ,uns porque não querem perder a teta , outros porque querem estar de bem com os candidatos a prefeito , pois caso não sejam reeleitos como vereadores, miram cargos comissionados . E enquanto isto , o povo que se rale .Tomem vergonha .
Lembram das brigas dos meninos da quarta série ….igual .