Na terça-feira da semana passada, entrevistamos o presidente da Câmara de Blumenau, Almir Vieira (PP), ainda na condição de prefeito em exercício, cargo que ocupou por sete dias. As duas últimas perguntas que fizemos foi sobre o Legislativo, em especial, sobre a possibilidade dele colocar em pauta a votação de um projeto para aumentar o número de parlamentares, possibilidade esta que a cidade se enquadra, por conta da população.
Almir disse que deixará este debate para o Congresso Nacional e não colocará projeto neste para ser apreciado. Diz que este é um assunto mal interpretado pela sociedade e que existe uma possibilidade de uma Proposta de Emenda Constitucional ser apresentada em Brasilia tratando deste tema, já determinando o número de vereador em cada município, de acordo com a população. Mas, para entrar em vigor na próxima Legislatura, precisa ser aprovada até o começo de outubro, um ano antes do pleito.
Aumento de vereadores sem aumentar o repasse da Prefeitura seria salutar para a cidade . Mas, o povo precisa saber votar , não escolher qualquer um para o legislativo, buscar candidatos que tenham interesse em fazer a vereança e não politicagem . Atualmente a maioria só pensa em cargos comissionados, dar moções e servir ao prefeito em virtude dos benefícios . Podemos ter mais vereadores sim, mas, VEREADORES e não politiqueiros .Temos bom vereador em Blumenau , 1 ou 2 , mas temos , e isto por culpa do eleitor , que vota em qualquer um , basta dar um tapinha nas costas e prometer aquilo que jamais vai cumprir .