Muitas lideranças do Vale do Itajaí se deslocaram até Apiúna nesta quinta-feira, 25, para prestigiar a inauguração da nova central de tratamento de água da Casan na cidade, feita pelo governador Jorginho Mello (PL). O prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt (Podemos) e pelo menos três deputados estaduais da região, como Ivan Naatz (PL), Egidio Ferrari (PRD) e Napoleão Bernardes (PSD).
Todos os discursos enalteceram a importância da obra e a ação do governador Jorginho Mello. Mais um chamou a atenção, o de Napoleão Bernardes, que na última semana – e a partir do segundo semestre do ano passado – fez críticas públicas e fortes ao Governo, em especial sobre o veto do governador nas que previam recursos no orçamento para a Defesa Civil.
Napoleão é do PSD, partido que trabalha de forma efetiva para ser o contraponto ao PL e ao governador em busca da reeleição em 2026, mas com a disputa começando já nas eleições municipais de 2024. Foi o escolhido, entre os três parlamentares da bancada estadual, para fazer isso na Assembleia Legislativa.
Tem conhecimento e oratória, ingredientes importantes para o parlamento e cumpre o papel partidário que lhe cabe no momento político. Por outro lado, apesar de novo de idade, tem experiência e, sobretudo, foi gestor, entendendo bem os limites e espaços de cada esfera de poder.
E que a política é a arte do morde assopra, sem sentido pejorativo. Tem a hora da crítica, mas tem a hora de reconhecer, ainda mais quando os grupos políticos são muito semelhantes, com pessoas transitando pelos mesmos partidos ao longos dos últimos anos em Santa Catarina.
O mesmo Napoleão disse que seu trabalho é “estar ao lado do Governo”, disse que Jorginho está “ao lado dos municípios”, detalhando o papel do governador para viabilizar a obra, para finalizar:
“Parabéns governador, um golaço, transformando o pesadelo em sonho”.
Confira:
Be the first to comment