Uma eleição onde tudo pode acontecer

Faltando pouco mais de uma semana para a eleição, tudo pode acontecer neste segundo turno. Se em 2014 a disputa entre Dilma Roussef (PT) e Aécio Neves (PSDB) foi voto a voto e tensa, a deste ano supera em todos quesitos. E reserva fortes emoções para esta reta final.

Praticamente todas as pesquisas dos institutos confiáveis – IPEC, Ipespe, QUEST, Datafolha -, apontam a mesma coisa. Uma estabilidade da candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na frente e um crescimento de Jair Bolsonaro (PL).

E várias leituras podem ser feitas.

O petista tem mantido, em quase todos levantamentos, uma vantagem em média de 5 pontos percentuais dos votos totais, variando um ponto para mais, um para menos, tudo dentro da margem de erro.

Mas pegando o levantamento do Datafolha desta quarta-feira, dá para se dizer que os dois estão empatados, mesmo com placar de 49 x 45 para Lula. Se considerarmos a margem de erro de 2 pontos percentuais, pode estar 47 x 47, ou 51 a 43.

A estabilidade durante todo o segundo turno é favorável ao petista, mesmo com a artilharia pesada da campanha de Bolsonaro, o debate e ainda as ações na área econômica do Governo Federal.

Mas o candidato à reeleição diminuiu a rejeição e avançou quando o eleitor é perguntado sobre a avaliação da gestão de Jair Bolsonaro, mesmo com alguns episódios graves contra ele, como a situação do “pintou um clima” envolvendo adolescentes venezuelanas.

A leitura dos dados estratificados na pesquisa também apontam leituras diferentes, em alguns pontos favoráveis a um, outras vezes favoráveis a outro candidato

Numa disputa apertada, a oscilação de 1, 2 pontos percentuais é comemorada por uns e gera apreensão de outros, o que mostra que tudo pode acontecer.

Cerca de 10 milhões de eleitores sinalizam que vão anular o voto, votar em branco ou estão indecisos pelas pesquisas. Outros 32 milhões de eleitores deixaram de votar no primeiro turno.

A diferença pró-Lula no primeiro turno foi de pouco mais de 6 milhões de eleitores.

Com esta perspectiva, dez dias até o momento da votação parece uma eternidade, com um cenário mais que aberto.

Façam suas apostas!

 

2 Comentário

  1. Sr.Alexandre.
    Estás começando a ficar lúcido.
    Antes tarde, que nunca.
    O Povo Brasileiro sabe o que quer.
    A virada está aí.

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*