Deputado Estadual
Blumenau recebeu na última semana um reforço muito importante para auxiliar no salvamento de vidas. Operada pelo Corpo de Bombeiros, a aeronave Arcanjo 3 está em uma base provisória montada no Parque Ramiro Ruediger. É acionada em operações de busca e resgate de vítimas realizadas com profissionais do Samu, numa parceria viabilizada pela secretaria estadual da Saúde.
A princípio, deve permanecer em Blumenau somente até o próximo dia 4 de novembro. Nos primeiro seis dias de operação, foram realizados 18 atendimentos. Nesse curto período sobrevoando a região, já foi incorporado ao dia-a-dia da comunidade. Sabemos que o povo do Vale teve um duro aprendizado com enchentes e calamidades climáticas. Até, por isso sabe o quão valioso é o socorro a quem vive situações de emergência.
Manter o helicóptero a serviço do Vale é mostrar o valor que tem a vida das pessoas desta comunidade tão importante para Santa Catarina.
Por isso, apresentei e foi aprovada pela Assembleia Legislativa indicação pedindo ao governador, aos secretários de Saúde e de Segurança Pública e ao comandante do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina a permanência da base operacional do helicóptero Arcanjo 03 em Blumenau em definitivo.
A mobilização das lideranças e entidades regionais por esta conquista é fundamental. Todos os prefeitos do Médio Vale do Itajaí estão pedindo a permanência da aeronave. A Acib também encampou o pleito. A população tem se mobilizado de maneira exemplar, com manifestações nas redes sociais e nos veículos de comunicação, e até mesmo uma petição eletrônica está recolhendo assinaturas.
Blumenau é o município que mais atende acidentes de trânsito no Estado. Mortes em acidentes nas rodovias que cortam o Vale, sobretudo na BR-470 e no trecho da BR-101 que corta a região da Foz do Rio Itajaí, podem ser evitadas com o resgate aéreo.
Com o Arcanjo 3, os atendimentos a todo litoral norte catarinense seriam efetivados em um tempo máximo de 15 minutos de voo. Toda a região do Vale do Itajaí também seria atendida com esta rapidez em situações climáticas, como alagamentos, enchentes e deslizamentos. Além disso, com voo de 30 minutos, seria possível estender o atendimento para diversos municípios na região norte do Estado.
O atendimento do Arcanjo 03 será fundamental em eventuais emergências na área de Defesa Civil, e ainda no transporte de órgãos para transplantes realizados no Hospital Santa Isabel.
Não se trata aqui de levantar uma bandeira político partidária – é bandeira de uma comunidade que soma mais de um milhão de habitantes, gente que com suor e entusiasmo trouxe e continua trazendo grande progresso para o Estado de Santa Catarina. Trabalhar para manter a base operacional do helicóptero em Blumenau é trabalhar pela vida!
Seja o primeiro a comentar