Unimed Blumenau conclui plantio de mil mudas de árvores neste sábado

As informações chegam da Presse Comunicação, que faz a assessoria de imprensa para a cooperativa médica de Blumenau. A bacana iniciativa acontece na Itoupava Central. Confira as informações:

Unimed Blumenau conclui plantio de mil mudas de árvores neste sábado

Ação ocorre com apoio do Grupo de Escoteiros do Ar Pelicano, a partir das 14h.

A Unimed Blumenau fará neste sábado (04) a conclusão do plantio de 1.000 mudas de árvores, que irão neutralizar o carbono emitido pela operadora nos anos de 2013 e 2014. A ação ocorrerá a partir das 14h, na Rua Ricardo Georg, nº 777, bairro Itoupava Central, em Blumenau/SC, com o apoio do Grupo de Escoteiros do Ar Pelicano. Após o plantio, será feito um acompanhamento das mudas por seis anos, com o objetivo de preservar as plantas e garantir seu crescimento.

O projeto faz parte do Programa de Responsabilidade Social da Unimed Blumenau, que desde 2013 realiza o inventário de CO2 a fim de minimizar os impactos de suas atividades sobre o meio ambiente.

Ainda neste ano, está previsto o plantio de outras 2.250 mudas referentes ao inventário de 2015, o primeiro a abranger todas as unidades da cooperativa médica na região. “Os cálculos são feitos por meio da utilização de sistema específico da Unimed do Brasil, para transformação do consumo de combustível, uso de extintores, gases, solda e energia elétrica das operações”, explica o analista de Responsabilidade Social da Unimed Blumenau, Miguel Emsters.

A escolha do terreno foi feita a partir de contato com a Apremavi (Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida). A entidade realiza ações de neutralização de carbono em Santa Catarina, especialmente, na região do Alto Vale. “Eles nos informaram sobre um projeto do SEST SENAT, de recuperação de área degradada, e percebemos uma possibilidade de neutralizarmos o carbono da Unimed Blumenau, beneficiando ainda uma instituição em nossa área de abrangência”, destaca Emsters.

Sobre a neutralização de carbono

Segundo o eCycle, a neutralização de carbono por plantio de mudas ocorre pelo sequestro de carbono da atmosfera, que é fixado na biomassa da planta, ou seja, sequestrado do meio ambiente para ser fixado na planta. Uma árvore, em média, é capaz de sequestrar 15,6 quilos de CO2 por ano – isso facilita a determinação de quantas árvores serão necessárias para neutralizar as emissões de empresas. A técnica de plantio de árvores também é o método mais acessível para pessoas físicas que desejam neutralizar suas emissões do dia a dia. Para fazer o seu inventário, acesse essa calculadora.

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*