A Universidade Regional de Blumenau (FURB) completa 58 anos nesta segunda-feira, 02 de maio. Instituição de ensino superior de formação multiprofissional, oferece cursos de graduação em todas as áreas do conhecimento e, ainda, 13 cursos de mestrado, dos quais 11 são acadêmicos e dois são mestrados profissionais e quatro cursos de doutorado, todos recomendados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério de Educação.
Com o objetivo de suprir as necessidades profissionais da região do Vale do Itajaí e de Santa Catarina, além de formar profissionais para as diversas áreas do conhecimento, a FURB cria, organiza e mantém programas e projetos de extensão. Sua inserção regional ocorre, também, a partir dos atendimentos à comunidade, oferecendo gratuitamente serviços de apoio em diversas áreas: jurídico, odontológico e serviços de saúde, entre outros.
Programação de Aniversário
Para comemorar a data, a FURB realiza uma programação especial, com apresentações culturais e ações envolvendo ciência e tecnologia.
No dia 02 de maio, às 11 horas, ocorrem apresentações artísticas dos grupos de Danças de Salão e Dança Contemporânea, no Salão Angelim, na Biblioteca Universitária, campus 1.
Às 14h30, no auditório da Biblioteca uma roda de conversa com pesquisadores marca o lançamento oficial do livro Cognitum e a entrega dos primeiros royalties repassados à Universidade pela Agência de Inovação Tecnológica (AGIT).
Durante toda a tarde do dia 02, o Grupo Teatral Phoenix fará intervenções nos setores administrativos da FURB.
Às 20 horas do dia 02 e às 13h30 do dia 03, o Grupo de Danças Alemãs faz ensaios abertos, no Salão Angelim. Ainda no dia 03, às 18h15, o Coro da FURB se apresenta no saguão do Bloco I, em frente à Livraria Universitária, campus 1.
No dia 04 de maio, às 15 horas, em frente à Biblioteca Universitária, o Grupo de Danças Espanholas faz uma aula aberta e às 15h30, a Orquestra da FURB se apresenta em um ensaio aberto, no saguão do Bloco A.
Às 19 horas do dia 04, integrando a programação de aniversário, ocorre o Dia do Desafio.
No dia 05, às 13h30, no Salão Angelim, o Grupo de Dança Contemporânea realiza uma aula aberta e às 18h, em frente à Livraria Universitária, no Bloco I, ocorre apresentação da Camerata de Violões da FURB.
No dia 06, às 16 horas, o Grupo de Danças Urbanas faz apresentação e aula aberta, no Salão Angelim.
Também como parte da programação de aniversário, ocorre a 11ª Feira de Inovação e Empreendedorismo, realizada pelo Centro de Ciências Tecnológicas da Universidade, de 24 a 26 de maio.
Como tudo começou
Foi na década de 1950 que surgiram as primeiras manifestações públicas em defesa da implantação do ensino superior em Blumenau. Em 1956, a estudante secundarista Orlandina Carmem Wüst publicou no Jornal O Estudante um artigo intitulado “Por que Blumenau não tem uma Faculdade?”. A partir deste questionamento, a Câmara de Vereadores e à União Blumenauense de Estudantes levaram o debate para dentro da sociedade e ocuparam espaços nas rádios, no interior das escolas e nos clubes de serviço, que resultou na criação, pela Lei Municipal nº 1.233, de 5 de março de 1964, da Faculdade de Ciências Econômicas de Blumenau (FACEB).
O movimento que deu origem à FACEB, embrião da FURB, deve ser entendido no contexto de reivindicações pelo ensino superior no estado, em expansão, e sua interiorização, e não somente como um ato isolado resultado do sonho particular de algumas pessoas e sim fruto é fruto de um movimento comunitário que envolveu estudantes, políticos e imprensa.
A Lei Municipal nº 1.233, de 05 de março de 1964, criou a FACEB. Inicialmente mantida financeiramente pela Prefeitura de Blumenau, gratuita e as aulas eram ministradas no prédio da Escola Barão do Rio Branco.
A aula inaugural, proferida pelo professor da UFSC, Alcides Abreu, ocorreu apenas no dia 02 de maio de 1964, data esta reconhecida como sendo a da fundação oficial da FURB.
No ano seguinte, as atividades são transferidas para o Grupo Escolar Júlia Lopes de Almeida, escola mantida pelo governo estadual, onde permaneceu até 1969.
Em 1967, foram criadas mais duas faculdades, a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras e a Faculdade de Ciências Jurídicas. Concomitantemente à criação dessas duas faculdades, a Lei Municipal nº 1.458 de 20 de dezembro de 1967 criou a FUB, mantenedora das três faculdades então existentes. Essa mesma Lei criou também o Conselho Curador e o Conselho Administrativo da Fundação e incluiu o Hospital Santo Antônio em sua estrutura.
Devido ao aumento dos cursos e dispersão dos mesmos em espaços diversos, em janeiro de 1968 foi criado o Movimento Pró-Sede Própria, cujo principal objetivo era angariar fundos para a construção dos três primeiros prédios da Instituição, por meio da venda de rifas. Em abril de 1968 inaugurou-se junto à entrada do campus 1, o marco no qual se pode ler “Juntos construímos a nossa Universidade”.
O Movimento Pró-Sede Própria atingiu seus objetivos no dia 02 agosto de 1969, quando foram inaugurados os três primeiros prédios (blocos A, B e C), atualmente pertencentes ao campus 1 da FURB. Além disso, ao envolver diversos municípios do Vale do Itajaí nesse movimento, contribuiu de maneira fundamental para a compreensão da importância de uma universidade regional para o desenvolvimento da região.
Hoje, sua influência alcança diretamente toda a Microrregião de Blumenau, formada pelos municípios de Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Blumenau, Botuverá, Brusque, Doutor Pedrinho, Gaspar, Guabiruba, Indaial, Luiz Alves, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó e cujo PIB corresponde a cerca de 12% do PIB estadual.
A microrregião se caracteriza pela produção industrial e 17,8% do total de trabalhadores têm nível superior.
Fonte: Furb
Seja o primeiro a comentar