O Prefeito Mário Hildebrandt (Podemos) e o governador Carlos Moisés (PSL) anunciaram na última semana e passa a valer a partir de segunda-feira.
Os estabelecimentos não poderão aceitar clientes sem máscaras, além de disponibilizarem álcool gel na entrada, segundo o decreto estadual da última sexta-feira.
Segundo o decreto do Município de quinta-feira, “torna obrigatório o uso de máscara para permanência ou circulação em logradouros e repartições públicas, aos estabelecimentos que exercem ou realizam atividades consideradas essenciais e aos estabelecimentos comerciais e passageiros de táxi ou aplicativos.”
Com a flexibilização das medidas restritivas para várias atividades, tenta-se minimizar os impactos com a massificação do uso das máscaras.
Pesquisas de âmbito internacional tem apontado que a utilização de máscaras impede a disseminação de gotículas expelidas do nariz ou da boca do indivíduo no ambiente, garantindo uma barreira física que vem auxiliando na mudança de comportamento da população e diminuição de casos de transmissão de Covid-19.
Seja o primeiro a comentar