O vereador Jens Mantau (PSDB) encaminhou para a a mesa diretora da Câmara de Blumenau uma solicitação para que os recursos das sobras do Duodécimo, que tradicionalmente são devolvidos para a Prefeitura no final de cada ano, sejam usados na compra de vacinas contra a Covid 19.
Normalmente, o Legislativo devolve para o Executivo cerca de R$ 8 milhões a cada ano – tem sido assim nos últimos anos -, já descontados os valores que ficam para a aquisição da sede própria. Em 2020, por conta da pandemia, a Câmara adiantou esta devolução, ou melhor, a Prefeitura já estava repassando os valores numa proporção menor por mês. Ou seja, a sobra neste ano será um valor bem menor, talvez na casa dos R$ 2 milhões ou menos.
Uma eventual indicação neste sentido não tem um caráter obrigatório, é apenas uma sugestão, que pode ser acatada ou não pelo prefeito Mário Hildebrandt (Podemos).
O presidente da Câmara, Marcelo Lanzarin (Podemos), que é médico, entende que quando as vacinas forem autorizadas, o Governo Federal terá que assumir o controle pela compra e distribuição, para evitar um descompasso entre uma região e outra.
O vereador também pode propor a redução do repasse que a Câmara recebe . Se todo ano tem sobras,mesmo gastando horrores com cargos comissionados porque não reduzem o percentual ? Onde esta a dificuldade ?