O vereador Alexandre Caminha (PROS) tem trabalhado bastante em assuntos relacionados à produção da cerveja artesanal em Blumenau. É dele, em parceria com Sylvio Zimmermann (PSDB), a recente lei que concede incentivos aos produtores da cidade.
Agora, Caminha apresenta uma proposta de Decreto Legislativo para criar a comenda que leva o nome do primeiro cervejeiro da cidade, Henrich Hosang, que chegou em Blumenau em 1852 e logo criou a cervejaria Hosang. O pioneiro deixou vários documentos que retratam a produção na época.
A curiosidade é que quando a cervejaria Hosang foi aberta, Blumenau tinha apenas 950 moradores.
Caso aprovado, Alexandre Caminha já tem a primeira pessoa a ser homenageada: Jarbas Mendes , o patriarca da família, responsável pela criação Eisenbahn.
Se Blumenau quer vocacionar a cultura cervejeira, essa é mais uma iniciativa importante. Os detalhes da proposta estão abaixo.
E comenda para os negros que construíram Blumenau não terá? menos ainda feriado no dia 20 né!!!
Gratificante a homenagem! Sou descendente de Heinrich Hosang, e na qual tenho no acervo aqui em casa, uma garrafa exemplar e original da época da cervejaria. Eu e meu pai continuamos a fazer cerveja (claro, em pequena quantia, apenas para consumo), carregando conosco, o legado da família! Então, fico muito grato pelo reconhecimento feito. Obrigado!