Vereadores de Blumenau convocam AGIR a esclarecer aumento de quase 50% para tarifa de ônibus

Foto: reprodução

A Câmara de Vereadores aprovou por unanimidade, na sessão ordinária desta quinta-feira, 11, o Requerimento 203/2021, de autoria do vereador Marcelo Lanzarin (Podemos). A proposição convoca a Agência Intermunicipal de Regulação do Médio Vale do Itajaí (AGIR) para fazer o uso da Tribuna Livre em data a ser definida e prestar esclarecimentos sobre o aumento sugerido das passagens de ônibus em Blumenau.

Em seu pronunciamento, o líder do governo Marcelo Lanzarin disse que o valor proposto pela AGIR como sugestão de tarifa de transporte lhe causava estranheza. “A AGIR faz a análise técnica do contrato e sugere um valor. O prefeito tem feito a avaliação disso e com certeza vai apresentar uma proposta num valor dentro da realidade que temos atualmente, em razão da pandemia. O requerimento desta tarde convoca a AGIR a apresentar aos vereadores os cálculos e esclarecer melhor como chegou a esse valor proposto”, disse. Acrescentou que caso essa tarifa proposta fosse adotada para equalizar o contrato, espantaria ainda mais os usuários e traria ainda mais problemas, fazendo com que a empresa exija o reequilíbrio financeiro.

O assunto foi tema da maioria dos pronunciamentos dos parlamentares nesta quinta.

2 Comentário

  1. Hoje só se serve de transporte coletivo abnegados e pessoas que não conseguem controlar suas finanças de forma a adquirir uma motoca, dispor do über ou algo assim. Andar, em Blumenau, em ônibus sem AC, com os valores já cobrados é masoquismo.
    Sejamos francos: os membros da agir NÃO andam de transporte coletivo, tampouco quem tomará a decisão final sobre o valor. Não esqueçamos que a empresa recebeu, durante a pandemia, milhões de reais à guisa de indenização pelas perdas decorrentes da diminuição no número de usuários. E a tendência é diminuir ainda mais. Esta é a cidade que queremos em termos de mobilidade?

  2. Gostaria de saber se a AGIR ganha algo da empresa responsável pelo transporte coletivo
    e pela empresa responsável pelo tratamento de esgoto . Será que tem algum vereador peitudo para levantar estas questões . Ouvi isto hoje cedo em uma rádio , não quero acreditar que seja verdade , pois ser for , qual a integridade da AGIR para analisar custos ? Se recebem qualquer que seja o valor , possuem interesse na causa , são sócios indiretos .
    Será que teremos algum vereador que tenha a coragem de verificar este fato e levar isto a tribuna da câmara ?
    Será que algum vereador novo vai ter coragem de solicitar uma CPI sobre o transporte coletivo e tratamento de esgoto em Blumenau . O Vereador Ivan Naatz teve , mas a quadrilha que agia no legislativo não aprovou as CPI’s , será que agora vai haver quorum para isto ?

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*