Vereadores LGBTQIAPN+ eleitos em SC participam de live sobre representatividade na política

Imagem: divulgação

O Instituto Araxá promove, na próxima quarta-feira (11), uma live com vereadores LGBTQIAPN+ eleitos em Santa Catarina para debater sobre a representatividade e os desafios na política catarinense. A conversa, mediada por Diego Cabalheiro, acontece às 20h e será transmitida nas redes sociais do Instituto. Participam da conversa os vereadores eleitos Caê Martins (PT), Carla Ayres (PT), Jean Volpato (PT) e Leonel Camasão (PSOL).

O Brasil alcançou um marco histórico nas eleições de 2024, com o maior número de candidaturas LGBTQIAPN+ eleitas. De acordo com a ONG VoteLGBT+, 237 candidatos foram eleitos em 186 cidades, um crescimento de 130% em relação a 2020. Em Santa Catarina, 11 representantes garantiram cadeiras no legislativo municipal, somando quase 50 mil votos. Ao mesmo tempo, o Brasil é o país que mais mata pessoas LGBT no mundo por violência e preconceito, sendo os jovens as maiores vítimas.

O encontro da próxima quarta-feira abordará o processo eleitoral, a atuação política, os planos de mandato e o cenário da comunidade LGBTQIAPN+ em Santa Catarina. O público poderá acompanhar a transmissão a partir das 20h, pelos canais do Instituto Araxá no Instagram, Facebook e YouTube. Os espectadores poderão fazer perguntas ao vivo.

“A representação LGBTQIAPN+ na política é fundamental para garantir a equidade e a inclusão de toda a população. Ao ter representantes que vivenciam as mesmas realidades e desafios, as políticas públicas passam a ser mais eficazes no combate à discriminação, à violência e à desigualdade. Da mesma forma, é importante o diálogo entre as diferentes representações eleitas para a ampliação de agendas e o fortalecimento das nossas pautas e lutas.” afirma Carla Ayres, vereadora reeleita que atuou como deputada federal em 2024.

“Com certeza vai ser um encontro muito importante para dar voz e visibilidade para esses parlamentares LGBTQIAPN+ aqui de Santa Catarina, estado em que tem a cidade com maior número de casais de pessoas do mesmo sexo no Brasil. Essa cidade é Florianópolis, segundo dados recentes divulgados pelo IBGE. Isso mostra a força, o tamanho e a necessidade de se estar discutindo as políticas públicas para essa comunidade.” ressalta Leonel Camasão, vereador eleito em Florianópolis.

Araxá de Todas as Cores:

O Instituto Araxá atua há mais de 10 anos na defesa de direitos, projetos sociais e assessoria para entidades em Itapema e região. Em 2024 lançou o Araxá de Todas as Cores, projeto dedicado a atuar pela representatividade, oferecendo atendimento profissional gratuito de psicólogos e advogados, fomento ao empreendedorismo solidário e encontros de convivência.

Conheça os convidados da live:

Caê Martins (PT/São José) – Eleito com 2.355 votos, Caê tem 43 anos, é jornalista e já atuou na Fundação Municipal de Cultura e Turismo de São José. Suas principais bandeiras são educação, direitos LGBTQIAPN+, cultura, emprego e renda.

Carla Ayres (PT/Florianópolis) – Reeleita com 5.743 votos, Carla tem 36 anos, é formada em Ciências Sociais e foi deputada federal suplente em 2024. Suas pautas incluem igualdade de gênero, direitos LGBTQIAPN+ e políticas públicas inclusivas.

Jean Volpato (PT/Blumenau) – Com 4.221 votos, Jean tem 33 anos, é jornalista, professor e suplente de deputado estadual. Atua em políticas públicas e movimentos sociais.

Leonel Camasão (PSOL/Florianópolis) – Eleito com 3.975 votos, Camasão tem 38 anos, é jornalista e ex-candidato ao governo de Santa Catarina, com a maior votação da história do PSOL para o cargo.

1 Comentário

  1. Eles mesmos se rotulam, não precisa ninguém fazer isso pra eles 😂😂😂😂

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*