Os vereadores mirins titulares de Blumenau da Legislatura 2023 fizeram, nesta quarta-feira, 19, a viagem institucional pedagógica a Florianópolis, juntamente com a equipe da Câmara Mirim e com a presença do Presidente da Câmara Almir Vieira (Progressistas). Na Capital catarinense, os parlamentares mirins visitaram a Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc) e a Casa d’Agronômica, residência oficial do governador do Estado.
Na parte da manhã, os parlamentares mirins visitaram os gabinetes dos deputados estaduais de Blumenau, Marcos da Rosa (União Brasil), Delegado Egidio Ferrari (PTB), Napoleão Bernardes (PSD) e Ivan Naatz (PL). Também visitaram o Plenário e o Plenarinho, sendo que toda a visita foi guiada pelo Cerimonial.
Os vereadores mirins foram recebidos pelos quatro deputados estaduais de Blumenau que se apresentaram e falaram das suas funções como deputados e sobre a organização da Alesc. Os vereadores mirins interagiram fazendo perguntas. Na ocasião, o vereador mirim Eduardo Lima da Costa Pereira, da Escola de Educação Básica Christoph Augenstein, entregou ofício para todos os quatro deputados estaduais, solicitando melhorias para a escola estadual onde estuda em relação à cobertura da quadra da escola. Já o vereador mirim César Augusto Hilgert, representante da Escola de Educação Básica João Durval Müller, aproveitou a oportunidade para reivindicar o transporte para os alunos da sua escola participarem dos Jogos da Primavera, pois a escola não tem condições de custear.
Na parte da tarde, os vereadores mirins conheceram a Casa d’Agronômica, residência oficial do governador do Estado. Os vereadores mirins tinham agenda marcada com o governador Jorginho Mello (PL). Por intermédio do presidente da Câmara de Blumenau, vereador Almir Vieira (PP), que estava retornando de Brasília e foi até a Casa d’Agronômica, articulou para que os vereadores mirins tivessem mesmo a oportunidade de conversar com o governador Jorginho Mello.
Os parlamentares mirins foram recebidos pelo governador, que contou a sua história política, respondeu perguntas e dúvidas dos estudantes. Na oportunidade, em nome da Câmara Mirim, a presidente mirim Fernanda Piske Matoso, da Escola Básica Municipal Machado de Assis, entregou a moção de apelo ao governador, reivindicando a segurança nas escolas e disciplina de saúde mental nas unidades públicas escolares. A moção já havia sido aprovada pelos 15 vereadores mirins em sessão mirim. As mesmas reivindicações em relação às melhorias em escolas feitas pelos dois vereadores mirins anteriormente aos deputados estaduais foram feitas também ao chefe do Executivo estadual.
A coordenadora pedagógica da Câmara Mirim, professora Adriane Sasse Eichstadt, avaliou que foi uma oportunidade única e diferenciada para os vereadores mirins de poder vivenciar na prática os conhecimentos políticos e a organização das instituições públicas e de Poder do Estado e ouvir os deputados e o governador falarem das suas funções.
“Foi emocionante ver a reação e a expressão de felicidade deles, de poderem estar em contato e conhecerem essas instâncias de poder de perto. É uma oportunidade para poucos e, enquanto equipe, nós procuramos sempre reforçar para eles de como é importante aproveitarem e valorizarem essas oportunidades que o Programa Vereador Mirim oferece, sendo que essas experiências vão contribuir muito para a vida pessoal, profissional e política deles”, destacou.
A coordenadora aproveitou para agradecer a receptividade dos deputados e do governador para com a Câmara Mirim de Blumenau e também agradeceu a atenção prestada pelo Presidente da Câmara, Almir Vieira.
Be the first to comment