A Câmara Mirim de Blumenau realizou, na tarde desta segunda-feira, 5, a Primeira Sessão Itinerante da Legislatura 2023. A reunião, que aconteceu no auditório da Escola Básica Municipal Machado de Assis, contou com as presenças dos vereadores mirins, da equipe do Programa Vereador Mirim, dos vereadores Cristiane Loureiro (Podemos), Adriano Pereira (PT) e Professor Gilson de Souza (Patriota), além da diretora da escola, Rejane Teresa Lavratti Calsing. Estudantes do 4° e 9° ano acompanharam a sessão juntamente com professores e demais autoridades. O educandário é representado na Câmara Mirim pela presidente mirim e vereadora mirim titular Fernanda Piske Matoso e pela suplente Yasmim de Marchi Kuster.
As reuniões itinerantes mirins visam fomentar no meio infantojuvenil as discussões políticas em prol da sociedade, na intenção de construir uma cidade, um país e um mundo melhor para todos. A reunião itinerante mirim aconteceu da mesma forma que as ordinárias, exceto quanto à Ordem do Dia, ou seja, sem a votação de proposições.
Durante os pronunciamentos na tribuna, os vereadores mirins abordaram diversos temas de interesse da sociedade, entre eles pode se citar: a política, o bullying, maus tratos contra os animais, racismo, a poluição, a sustentabilidade, as pessoas em situação de rua, pichação, entre outros temas.
A diretora da escola, Rejane Teresa Lavratti Calsing, apontou que foi uma satisfação receber nas dependências da escola uma reunião da Câmara Mirim. Em nome da escola, a diretora agradeceu a oportunidade e destacou a importância deste evento. “Eu agradeço imensamente a oportunidade de receber uma sessão mirim itinerante tão importante para a construção de uma sociedade mais justa, humana e fraterna. A educação será a ponte para qualquer projeto que venha beneficiar a sociedade como um todo”, ressaltou. Ela também destacou a importância de os alunos terem a oportunidade de acompanhar uma reunião da Câmara Mirim no próprio educandário. “É muito importante os estudantes acompanharem, pois é um mundo diferente, uma experiência diferente, aprendem bastante a oratória e também foi uma forma de prestigiar, valorizar e incentivar a vereadora mirim, que trouxe este evento importante para as dependências da escola”, apontou, parabenizando as estudantes que representam a unidade escolar no parlamento mirim.
Ao se pronunciar na tribuna, a vereadora mirim Fernanda Piske Matoso contou um pouco da história do educandário e elencou datas importantes na história da escola. “É uma escola formada por pessoas que são uma inspiração para mim, pessoas que admiro e agora sendo vereadora mirim tenho a chance de ajudar o educandário, tendo a oportunidade de orgulhar todas elas e mostrar que eu e os demais estudantes estamos dispostos a fazer algo para que este ambiente possa melhorar a cada dia e para que no futuro possamos olhar para trás e nos alegramos do que aprendemos e dos momentos que passamos aqui. Nós precisamos deixar nossa marca nesta escola, que sirva de exemplo para as futuras gerações”, destacou, afirmando que está à disposição dos estudantes para ser a porta-voz da comunidade escolar na Câmara Mirim.
O vereador Adriano Pereira enalteceu a importância do Programa Vereador Mirim para a cidade, que serve de exemplo e inspiração para outras Câmara Municipais de Santa Catarina. “É uma oportunidade única de representarem os seus educandários, mas também toda a comunidade do entorno. Recebem grandes aprendizados na Câmara Mirim, como o desenvolvimento da oratória, e, assim, grandes revelações têm surgido dentro do programa. Pode ser que daqui a alguns anos teremos alguns deles como futuros vereadores da cidade, tratando das demandas da cidade e fiscalizando o município”, almejou, destacando o papel fundamental que o vereador desempenha na sociedade, sendo a figura da classe política mais próxima do povo. “É o vereador que vive a realidade do município, é o vereador que a população encontra em todos os cantos, por isso a importância da presença dos vereadores na cidade. O Programa Vereador Mirim contribui com essa tarefa de mostrar a importância do vereador, pois oportuniza os jovens desde cedo a aprenderem a importância da política e de levar para os seus contatos essa conscientização”, concluiu, se colocando à disposição do educandário.
O vereador Professor Gilson enfatizou que sempre vem buscando dar voz e vez aos estudantes, professores e APP desta escola e de outros educandários na Câmara de Vereadores, ouvindo e lutando pelos anseios e pelas demandas. Incentivou para que os estudantes presentes se juntem aos vereadores mirins e lutem por melhorias no espaço escolar. “Vocês todos devem observar o que está acontecendo ao seu entorno e começar a cobrar melhorias na escola, no bairro e na cidade. Assim é que construímos a cidadania, lutando pelos seus direitos, para ter uma escola de qualidade, um bairro de qualidade e uma cidade de qualidade e vocês devem cobrar de seus representantes sejam eles o diretor, os vereadores, prefeito e secretários”, apontou o vereador.
A vereadora Cristiane Loureiro destacou a alegria que foi poder prestigiar uma sessão itinerante mirim. Lembrou que a Câmara de Vereadores está promovendo sessões itinerantes nos bairros da cidade, dizendo que é a oportunidade do Poder Legislativo de se aproximar com a comunidade, dialogando e ouvindo as demandas. “Neste caso, os vereadores mirins são os representantes dos estudantes e de todo o corpo escolar. É importante a participação de vocês estudantes e de vocês aproveitarem oportunidades como essa para levar aos vereadores mirins as demandas, as pautas e sugestões em benefício da cidade”, destacou. A vereadora também destacou a importância de falar sobre política desde cedo para os nossos jovens, pois apontou que a política está inserida em tudo no dia a dia, inclusive na educação.
Seja o primeiro a comentar