Alexandre Matias (PSDB) e Marcelo Lanzarin (PP) comandaram secretarias de ponta da Prefeitura de Blumenau no mandato atual e se reelegeram pela terceira vez vereadores. E gostariam de permanecer secretários no futuro governo Egidio Ferrari (PL).
Dos dois, Alexandre Matias é nome certo, cerca de 99%, segundo uma fonte. Teve uma atuação destacada como secretário de Educação na segunda metade do governo Mário Hildebrandt (PL), com melhorias na estrutura física das escolas e CEIs, além da entrega dos materiais escolares e uniformes. É do mesmo partido que a vice-prefeita eleita Maria Regina Soar, o PSDB, que certamente terá um espaço importante na futura administração, e Matias se encaixa então no perfil político e no conhecimento técnico.
A ida de Matias para o Governo Egídio é mais um empecilho para Marcelo Lanzarin assumir pela terceira vez a secretária de Saúde, ele que foi secretário de João Paulo Kleinübing e Mário Hildebrandt. Seria mais uma cara do atual Governo na futura gestão. Mas outras questões também atrapalham. O fato de a saúde ter sido alvo de muitas críticas na campanha eleitoral e o primeiro suplente do PP, que assumiria a vaga na Câmara caso Lanzarin fosse para a administração municipal. É o delegado Rodrigo Marchetti (PP), que recentemente teve algumas quedas de braço com o colega delegado e atual prefeito.
É possível que na próxima semana aconteça o anúncio dos primeiros nomes da gestão Egidio Ferrari, nomes aguardados com ansiedade e guardados a sete chaves.
Se queriam ser secretários porque colocaram seus nomes no pleito ?
Simples, como tinham visibilidade em razão de serem secretários , foram para reeleição para que os suplentes assumam. A política efetuada desta forma é baixa , mas os eleitores que votaram neles que se virem , pois não votaram nos suplentes mas vão ter que engolir . Depois quando falamos que mais de 10 vereadores são subservientes do executivo, tem vereador que fica “bravinho” , querem o que ? Fazem da política uma baderna , fazem dos seus eleitores uns “patos” , por isto que falamos , a câmara não é a “Casa do Povo” , é a “Casa dos Patos” , que neste caso , os patos são os eleitores quem vota nesta turma .