Nesta quarta-feira, 19, a Prefeitura confirmou a viagem do prefeito Mário Hildebrandt (Podemos) à Alemanha, detalhando o roteiro, informaçãoantecipada pelo Informe Blumenau na semana passada. O prefeito fica em solo alemão de 22 de julho a 1º de agosto, acompanhado do secretário de cultura e relações institucionais, Sylvio Zimmermann Neto, e do jornalista e diretor geral de comunicação da Prefeitura, Felipe Rodrigues.
Entre as agendas, está a criação da Associação Blumenau-Niesel, uma forma de estreitar ainda mais os laços com as origens do município. A instituição atuará como promotora da educação, cultura, economia e intercâmbio científico entre a cidade e a Alemanha. Também terá foco no ensino da língua alemã e na pesquisa histórica. Os detalhes finais da cerimônia que vai oficializar a Associação serão definidos na primeira parada de Hildebrandt, na cidade de Hasselfelde, juntamente com o prefeito local e com a bisneta do fundador de Blumenau, Jutta Blumenau-Niesel.
Já a assinatura oficial da criação da instituição ocorre dias depois, em Erlangen, última cidade a ser visitada antes do retorno do grupo ao Brasil. A sede da Blumenau-Niesel será na universidade local e também servirá de ponte entre Blumenau e a Alemanha.
“Esse intercâmbio entre Blumenau e a Alemanha é fundamental para fortalecer nossa Cultura e conseguir ainda mais informações sobre nossos colonizadores. A criação da Associação é fruto da visita que fizemos no ano passado e me deixa muito feliz ver que já temos frutos concretos. Construímos o futuro, sem esquecer do quanto o passado é importante e foi fundamental para a construção da Blumenau que temos hoje”, destaca o Prefeito Mário Hildebrandt.
Hasselfelde é a terra natal do fundador de Blumenau, Dr. Bruno Otto Hermann Blumenau. As duas cidades já possuem um Termo de Cooperação estabelecido, que visa fortalecer e incentivar as relações econômicas e culturais.Durante as visitas institucionais programadas, Hildebrandt pretende reforçar as relações internacionais com os municípios alemães visitados.
Na cidade irmã Weingarten, com a qual Blumenau mantém convênios e parcerias, o prefeito local receberá a comitiva de Blumenau e também o convite oficial para a Oktoberfest 2023.
O prefeito da cidade de Erfur recebe a visita de Blumenau juntamente com o convite oficial da Oktoberfest 2023. Representantes da cidade germânica devem participar da última semana da festa mais alemã das Américas. Além da entrega oficial do convite, a intenção da aproximação também tem o intuito de tornar Erfurt mais uma cidade irmã de Blumenau. Assim, as parcerias econômicas entre empresários dos dois municípios seriam facilitadas, gerando desenvolvimento econômico para ambos.
Munique também está no roteiro do grupo blumenauense, que tem um encontro agendado com o prefeito da cidade, com o secretário de turismo e o organizador da festa alemã. Na oportunidade, serão discutidos detalhes da participação do prefeito Mário na abertura da Oktoberfest alemã, em setembro. Esta é a primeira vez que um prefeito brasileiro é convidado para integrar oficialmente a cerimônia. Hildebrandt aproveita a reunião para retribuir o convite, chamando o prefeito de Munique para visitar a Oktoberfest de Blumenau.
Fonte: da redação, com informações da PMB
Seja o primeiro a comentar