Durante sua passagem por Blumenau nesta sexta-feira, o governador Jorginho Mello (PL) foi questionado pelos jornalistas sobre a federalização do Porto de Itajaí, anunciada pelo Governo Federal nesta semana, já com uma decisão liminar mandando suspender.
Disse que a decisão é política, porque foi eleito lá um prefeito do PL e a decisão envergonha Santa Catarina. “Por que passar para o Governo Federal só porque o prefeito do PL foi eleito?”, questionou, afirmando que é uma “política burra”.
Sem citar o nome de Décio Lima (PT), disse que a ação foi construída pelo “compadre de Lula” e que ele deve conversar com o presidente para reverter a situação. “O Governo Federal não pode fazer esta sacanagem com Santa Catarina”, disse.
Confira:
Se tem algum culpado nesta história é o ex presidente e o então senador Jorginho. Explico: a Entourage do ex presidente, em 2022, ao invés de levar a cabo a proposta de privatização do Porto, delineada pela sua equipe de desestatização, preferiu levar com a barriga, inclusive não atendendo nem os pedidos da autoridade portuária, a qual pedia a renovação da concessão. O então senador, que agora se mostra combativo não estava tanto assim, na época, deixando a coisa rolar. Certo ou errado, a atual gestão federal faz o que achar mais conveniente.