
Nos próximos dias, o Samae e a BRK vão anunciar mudanças no sistema de tratamento de esgoto de Blumenau, assinadas há duas semanas, no 5º aditivo do contrato firmado quando da concessão. Elas prevem um financiamento de mais de R$ 300 milhões pela concessionária para aumentar dos atuais 48% de cobertura de redes individuais para 60% e também que os demais 40% serão feitos através de fossas particulares, cuja coleta ficaria a cargo da empresa. Com isso, a previsão é de que Blumenau seja a primeira cidade catarinense a se adequar ao novo marco legal do saneamento, isso em 2029.
A revisão implica também um reajuste de 10,72%, além dos 5,22% que entrarão em vigor no dia 1º de abril, que corresponde a inflação ano, previsto no contrato.
O Informe Blumenau antecipou a assinatura do aditivo aqui.
Nesta semana, o jornalista Alexandre Gonçalves conversou com o diretor-presidente do Samae, Alexandre de Vargas, sobre diversos assuntos e este foi um dos temas.
Confira a fala dele:
Promessas e mais promessas , para justificar o aumento ….onde estão os vereadores nesta hora ?
Façam por merecer o salário e os benefícios que recebem , pois quem vai pagar novamente é o povo .
Se a BRK cobra dos contribuintes mais de 100 % sobre a tarifa da fatura de agua e o SAMAE aumentou a tarifa , a BRK não esta cobrando duas vezes este aumento ? Ou seja, bitributação ?
A cada novo prefeito, um novo aditivo. Alemanha sem passaporte.
O provo deve ir pra rua botar ordem na cidade e este é o caminho para onde a sociedade está se dirigindo, governantes cada vez mais longe da realidade vivendo em seus castelos as custas do $$$$ do povo e de interesses outros…