Com o decreto do Governo do Estado autorizando o retorno das atividades presenciais em SC, a live desta quarta-feira da Prefeitura de Blumenau teve isso como assunto principal, e nem poderia ser diferente, as aulas que estão suspensas desde meados de março.
A secretária de Educação Patrícia Lueders destacou na sua fala inicial que não há obrigação para o retorno, “quem vai decidir são os pais”, destacando que as aulas remotas prosseguirão e serão dadas até 18 de dezembro.
Disse também que não há data de retorno na rede pública municipal e nem nas demais, pois tem todo o rito a ser seguido no protocolo estadual de retomada, que passa por plano de contingência municipal e nas unidades de ensino, o que vai demorar pelo menos duas semanas.
A Prefeitura alega que o Estado apenas nesta semana passou as exigências e por isso que vai atrasar mais.
Patrícia voltou a afirmar que o retorno será gradual, começando pelas crianças maiores e que não serão aulas normais e todos os dias, o que pelo avançado do ano, já indica o pouco tempo que restará a esta altura do campeonato.
Na live também foi dada autonomia para que as instituições privadas definam a melhor forma de retorno das aulas de acordo com as necessidades de cada instituição e sua comunidade escolar. Mesmo assim, as escolas da rede privada terão de elaborar o plano de contingência de cada unidade, que será avaliado pelo Comitê Municipal.
O Estado já sinalizou que não terá aula presencial na rede pública.
Seja o primeiro a comentar