O WhatsApp continua sendo um prato cheio para os mais diversos golpes. Um dos que circulam por meio de mensagens é o que promete alterar a cor do aplicativo. A ideia, como boa parte dos golpes no mensageiro, é ganhar dinheiro com anúncios.
A prática foi alertada pela ESET, que afirma ter recebido relatos a respeito de uma mensagem com a promessa de ativar novas cores no WhatsApp. Ela conta com link para uma página que apresenta informações diferentes de acordo com o dispositivo.
Caso seja aberta no smartphone, ela apresenta as condições para receber o falso recurso: enviar o link para 30 amigos ou 10 grupos. Segundo a ESET, mesmo que a etapa seja pulada, a página pede que o usuário baixe o arquivo “best_video.apk”.
Como a extensão indica, trata-se de um aplicativo para Android. Ele propaga adware, ou seja, exibe publicidade indesejada enquanto se navega na internet.
O app até exibe anúncios de plataformas legítimas, mas eles acabam consumindo a franquia para um propósito inadequado. Para piorar, o arquivo APK fica oculto depois de ser instalado em um smartphone, o que dificulta sua remoção.
Por outro lado, se o link é aberto pelo WhatsApp Web, a página recomenda a instalação de uma extensão para o Google Chrome. Batizada de “Black Theme for WhatsApp”, ela promete liberar uma espécie de modo escuro no serviço.
Ao ser instalada, a extensão passa a enviar, em todas as conversas ativas, convites para que outras pessoas também personalizarem a cor do WhatsApp. Para se ter uma ideia, a extensão já conta com mais de 16 mil usuários.
A recomendação dos especialistas é ter cuidado com o que se recebe por meio de aplicativos como o WhatsApp. Antes de abrir o link, pergunte se a pessoa que o enviou tem conhecimento sobre ele ou se também foi vítima de um golpe.
Fonte: ESET e Tecnoblog
Seja o primeiro a comentar